A capital de Cuba, Havana, iniciará apagões de eletricidade em agosto à medida que a crise energética do país se agrava, segundo informou a mídia estatal neste sábado, 30.
Por enquanto, segundo o cronograma de cortes de energia, cada um dos seis municípios de Havana terá sua eletricidade cortada a cada três dias durante o horário de pico, de acordo com o jornal local do Partido Comunista, Tribuna de la Habana.
A capital, que abriga um quinto da população de mais de 11 milhões de habitantes e é o centro da atividade econômica de Cuba, tinha sido poupada dos cortes diários de energia de quatro ou mais horas que o resto da ilha sofre há meses.
Colapso do sistema
Os apagões refletem uma crise econômica cada vez mais profunda, que começou com novas sanções dos EUA à ilha em 2019 e piorou com a pandemia que destruiu o turismo e, em seguida, a invasão da Ucrânia pela Rússia.
O aumento dos preços de alimentos, combustíveis e transporte expôs a dependência de importação e vulnerabilidades, como uma infraestrutura decadente. A economia do país caiu 10,9% em 2020, recuperando apenas 1,3% no ano passado.
O líder do Partido Comunista de Havana, Luis Antonio Torres, anunciou também outras medidas, como férias em massa para fechar empresas estatais, trabalho remoto e um corte de 20% nas alocações de energia para empresas privadas com alto consumo.
Jorge Pinon, diretor da Universidade do Texas no Programa de Energia e Meio Ambiente da América Latina, disse à agência de notícias Reuters que “os apagões programados anunciados são uma necessidade para evitar um possível colapso total do sistema”.
Leia também: “A verdade ressuscitada”, texto de Augusto Nunes publicado na edição 71 da Revista Oeste
Lá esta o exemplo de desenvolvimento citado por lula, veja as ruas e os carros nesta foto de 2022.
Não vai fazer nenhuma diferença, pois lá os poucos elevadores estão parados, ninguém tem geladeira (sem comida, pra quê geladeira?), TV, ou mesmo lâmpadas.
Cuba está em crise desde 1959
Estão economizando energia porque após tomar uma surra nas eleições aqui Lula vai mudar pra lá com sua corja e consumir a energia dos coitados dos cubanos .
Se ficar aqui certamente voltará para o chilindró
O líder do Partido Comunista de Havana, Luis Antonio Torres, anunciou também outras medidas, como férias em massa para fechar empresas estatais, trabalho remoto e um corte de 20% nas alocações de energia para empresas privadas com alto consumo.
– Que genial, fecham as estatais, improdutivas como sempre, manda a turma prá casa para fazer trabalho remoto. Então vão continuar a consumir energia elétrica em casa e o transporte público continua consumindo combustivel do mesmo jeito, só se parar também o transporte público e mandarem os coitados andarem a pé ou de bicicleta e quem sabe um jegue? Não, os jegues eles já devem ter comido todos.
Agora ouvi uma novidade: Que lá tem EMPRESAS PRIVADAS com alto consumo de energia elétrica! Que tipo de empresa é essa? Fiquei curioso.
Será que não é uma empresa pública de privadas ?