O brasileiro Leonardo Lopes decidiu relatar como foi a viagem que realizou recentemente a Havana, capital de Cuba. Pelo Twitter, ele relatou o drama do povo cubano, de questões que vão do sentimento de vigilância por parte do regime comunista à falta de acesso à internet — além da parte envolvendo a alimentação (ou a falta dela).
“O salário mínimo de um cubano é algo como 30 dólares/mês, já um médico ou um engenheiro ganha algo como 40 a 50 dólares/mês, o que é obviamente insuficiente para viver”, afirmou Lopes. “Este salário é pago em peso cubano e, com peso cubano, ele não tem acesso a comida decente.”
Na parte envolvendo a alimentação de quem vive em Cuba, o brasileiro ressaltou que o regime comunista determina os itens que cada pessoa recebe por mês — inclusive, com limite de volume.
Ele explicou que até as crianças têm itens alimentícios controlados pelo governo. Até os sete anos: dois quilos de leite em pó por mês. Depois dessa idade, começam a receber café.
Na parte das carnes, o blogueiro brasileiro escreveu sobre a falta de qualidade dos produtos. “Frango, se achar, estará mal refrigerado e precisa ser consumido em no máximo 3 dias. Um cubano me contou que é comum pegar uma carne na bodega (açougue) do governo e ela vir com a parte de baixo verde de podre. Isso, se achar, claro.”
“Encontrar comida é uma jornada. Os cubanos passam boa parte do seu dia em filas, buscando comida entre uma loja ou outra estatal. Já as filas, são uma estratégia do governo para manter o povo ocupado, preocupado com sua sobrevivência sem tempo para organizar rebeliões”, contou Lopes.
Cuba: outros pontos citados por turista brasileiro
Leonardo Lopes registrou outras impressões de sua viagem ao país caribenho. De acordo com ele, em Cuba, há crianças pedindo esmolas. Enquanto isso, a família do ditador Fidel Castro vive em uma casa “auto suficiente”, onde não se pode gravar vídeos e nem tirar fotos.
Ao todo, o blogueiro brasileiro elencou 151 pontos sobre Cuba. A história completa foi está disponível em thread disponível no perfil dele no Twitter.
Reportagem tendenciosa. Cuba está passando por uma crise, sim, mas não vi NENHUMA criança pedindo esmola. Vi crianças pedindo coisas diferentes a turistas. E qt ao povinho que acha que a esquerda vai transformar o Brasil em Cuba, minha gargalhada… Se ignorância doesse… Bando de pobre achando que o governo vai tomar o carro financiado e a casa alugada. Kkkkkkkk
A isso o Luladrão chama de autodeterminação dos povos.
perderam.manes
nao amolem
Procura-se 2 neurônios perdidos por aí e originados de uma cabeça baldia.
Amo o nordeste e os nordestinos. Eles não são culpados diretamente, porque todos os governos de todos os estados aplicam o comunismo desde Cabral naquele povo. É um povo miserável e que depende totalmente da miséria “dada” pelo Estado. São na maioria analfabetos e desempregados. Vide a distribuição do auxílio Brasil no nordeste, onde tem mais pessoas recebendo o auxílio Brasil do que pessoas trabalhando. Por isto votam num comunista bandido ladrão e mentiroso. O comunista ladrão precisa dos miseráveis e analfabetos para se manter no poder. A água do Rio São Francisco foi cortada para os nordestinos no dia primeiro de janeiro. A volta dos caminhões pipas geram milhões de votos para os comunistas da esquerda. Os nordestinos precisam acordar! O nordeste é lindo, tem terras fantásticas para o agronegócio, povo maravilhoso e trabalhador, mas não sabem votar. Só votam em comunistas de esquerda. Virem este jogo brasileiros irmãos!
Os brasileiros precisam saber agora o que seremos no máximo até o ano que vem. Excelente reportagem! Vamos lá brasileiros nosso futuro com este comunista no DESgoverno já está pronto, igual a Cuba, Venezuela e Nicarágua.
Cabe ao povo cubano dar um basta nisso, botando essa corja pra correr.
Pode não ser fácil mas dá pra fazer, o que não pode é ficar passivo diante disso tudo.
O sonho do PT e da esquerda é deixar o Brasil desse jeito de Cuba. Sem desigualdade social, onde desapareça a classe média, tenha só ricos e pobres. Ricos serão os políticos, juízes e alguns amigos desses aí.
Seremos assim se o ladrão continuar como presidente.
Lembrei de uma frase do lularapio,a classe média hostenta,o que ele quer na verdade é que cheguemos ao patamar de cuba.
Todo povo tem o governo que merece.
Aqui teremos um governo igual pelo andar da carruagem, e escolhido pelo povo.
Que talesses esquerdalhas, irem viver no “paraíso” construído em 70 anos de comunismo ? Se conseguirem ficar na cada do camarada fidel, irá ser maravilhoso, mas isso acho que é só para os “mais iguais”, como em todos os países ditos socialistas/comunistas. Aliás, atentem para a vida “simples” do camarada dilmula.
Seus imbecis de nordesttinos e todos os jumentos do lule aguardem que vamos chegar lá ao nível de Cuba. Bando de idiotas por causa de vcs todos vamos sofrer. Vcs merecem o fogo do inferno.
Não acho justo culpar os nordestinos ou qualquer grupo de brasileiros pela tomada do poder pelo dilmula & cia. Todos sabemos que não é justo…
Na verdade Francisco este é o retrato do “paraíso” da camada de idiotas da sociedade brasileira, portanto é justo que se culpe todos os idiotas de qualquer parte do território nacional.
Que bonita essa xenofobia… Comentário printando e será denunciado.
O Brasil está á caminho e tem gente que parece que toma água com Rivotril …
Se a PL de “fake news” acontecer irão falar que essa reportagem é fake e será processado .
SIGA FAZENDO UELI E COM CERTEZA CHEGAREMOS AO MESMO PARAISO COMUNISTA.
COMUNISTA BOM É NO CEMITERIO OU NA PENITENCIARIA COM PERPETUA.
Melhor no cemitério , afinal paredes de prisões sempre podem ruir .