Cuba vai começar, na próxima semana, a vacinar sua população contra a covid-19 com imunizantes produzidos na ilha, mas ainda em fase experimental. Segundo reportagem da Rádio França Internacional, o país, que vive sob uma ditadura, conta com cinco projetos de imunizantes em desenvolvimento, o maior número da América Latina.
A campanha, que deve começar pela capital Havana e pelas províncias de Santiago de Cuba, no sul do país, e Matanzas, no centro, vai usar as duas vacinas mais avançadas, Abdala e Soberana 2, que serão administradas em três doses.
Leia mais: “UE fecha acordo com Pfizer para a compra de até 1,8 bilhão de doses para os próximos anos”
O ministro da Saúde da ilha, José Angel Portal, disse que as primeiras doses serão um teste real em grande escala, com o objetivo de conseguir a homologação do imunizante em junho. “Nós pensamos conseguir vacinar 22% da população em junho, 33% em julho e 70% em agosto”, afirmou.
A vacina Abdala terminou sua terceira e última fase de testes clínicos, cujos resultados estão sendo analisados, enquanto a Soberana 2 deve concluir sua última fase de testes em meados de maio.
Negociações com a cidade de São Paulo
No fim de abril, a secretária de Relações Internacionais da gestão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), Marta Suplicy, anunciou a intenção de adquirir a possível vacina cubana contra a covid-19, a Soberana 2.
Segundo a ex-prefeita, as negociações estão em andamento e envolvem, ainda, a possibilidade de instalação de uma fábrica do imunizante na capital paulista.
esse povo sempre acha um jeito de financiar o regime cubano…
Para comprovar a qualidade, os filhos dos esquerdistas deveriam tomá-la, antes de aplicá-la na população.
Cuba já foi referencia em saúde publica quando recebia mesada da extinta União Sovietica. Agora a comunista Marta Suplicy quer implantar um laboratorio cubano aqui em SP para produção de vacinas e mandar dinheiro para Raul Castro.
Na realidade Cuba nunca foi referência em medicina e saúde, o que ocorria era que nossos professores comunistas nos contavam uma historinha bem bonita de lá e nós como crianças e adolescentes sonhadores acreditavamos, ainda tinha a TV que romantizavam aquela pequena ilha como se fosse um paraíso! Kkkkk
Se esses comunas estão com dinheiro para desenvolver pesquisa com vacinas que todos sabemos, envolvem custos bilionários em dólares, então que tal eles nos pagarem pelas obras do tal porto financiado pelo governo petista? Algo de errado tem nessa história aí.
Matanças, bom lugar para começar. Que tal Caetano e Chico irem lá pra se vacinar?