A cidade cubana de Caimanera, localizada no leste da ilha de Cuba, foi cenário de protestos, que resultaram em prisões e confrontos com agentes da ditadura do país no sábado 6.
Grupos de direitos humanos e dissidentes do regime divulgaram vídeos que mostram forças de segurança do país atacando e prendendo manifestantes que clamavam por liberdade.
A ONG Anistia Internacional compartilhou relatos nas redes sociais denunciando as “forças violentas” do ditador Miguel Díaz-Canel, que, segundo a organização, “reprimem o povo e violam os direitos humanos”.
A organização pediu às autoridades que respeitem e garantam o direito de protesto da população. De acordo com o ativista e jornalista Yeri Curbelo, pelo menos cinco pessoas foram detidas.
Ele afirmou que os manifestantes foram confrontados pelas forças especiais das boinas negras e pelas boinas vermelhas, tropas de elite do Exército de Cuba.
A Embaixada dos Estados Unidos em Havana também criticou a maneira como Cuba lidou com o protesto em uma publicação no Twitter: “Ontem à noite, as forças de segurança cubanas responderam violentamente aos protestos pacíficos na cidade de Caimanera, agredindo os cidadãos que exigiam direitos humanos”.
Esses são os primeiros protestos conhecidos contra o regime neste ano. Há uma crescente revolta da população contra a ditadura cubana, por conta da escassez de combustível que afeta o país.
Besteira.
Vocês não viram que Cuba foi o único país da América Latina que resolveu seus problemas?
O povo está reclamando de tanto progresso, deve ser.
Qualquer semelhança é a mais pura semelhança. Logo estaremos todos fardados, batendo os calcanhares e prestando continências.
Outra coisa, ONG Anistia Internacional, o que é isso ? Isso existe ? São cegos ou só estão preocupados em garantir bons charutos ?? É uma total hipocrisia ‘internacional’.
Todp o apoio aos manifestantes.
Fora essa ditadura comunista!
A esbanja, suposta presidenta brasileira, disse através de seu pau mandado (lula) que enviará bilhões para a Argezuela para supostamente encanar gás de xisto.
A mim parece que o Brasil está comprando votos na Argezuela.
Creio que a esbanja deva ser cassada urgentemente por interferir em eleição em outro país.
Ademais, acredito que a Argezuela deverá eleger alguém da direita em 22 de outubro de 2023
A culpa dos protestos é da suposta presidanta esbanja que ainda não mandou combustível e nem centenas de bilhões para o regime de cuba. Pura ironia.
Uma reles ditadura em que o povo é igualado na miséria e a cúpula mafiosa que ocupa o poder se refestela no luxo e na mordomia.Essa é a democracia perfeita para o PT e seus apoiadores.
É isto que nos espera aqui no Brasil? O STF, as FA, a PF vais agir da mesma forma?
Já mostraram o gostinho de discordar….