O Partido Republicano apresentou na quinta-feira 19 a proposta de criação da “Declaração de Direitos das Mulheres”. O objetivo é que a ideia seja uma plataforma de proteção para as mulheres biológicas.
Quem lidera a iniciativa é a deputada Debbie Lesko. Na quinta-feira, a parlamentar do Estado do Arizona apresentou a proposta ao Comitê de Estudos Republicanos, o maior grupo de legisladores conservadores.
“Tenho orgulho de apresentar a Declaração de Direitos das Mulheres, para afirmar a importância de reconhecer as mulheres, suas características e contribuições únicas para nossa nação”, afirmou Lesko, em entrevista à Fox News.
“À medida que a esquerda continua a apagar as mulheres, devemos lutar por elas e por seu lugar em nossa sociedade. Seja mantendo a palavra ‘mãe’ na lei ou garantindo que os abrigos de mulheres contra violência doméstica não tenham de aceitar homens biológicos.”
O projeto diz defender “as proteções legais concedidas às mulheres na lei federal”, devido ao fato de que homens e mulheres têm diferenças biológicas únicas, que aumentam à medida que envelhecem.
O texto também chama a atenção para casos recentes em que pessoas tiveram sucesso na educação e no esporte devido a “decisões judiciais equivocadas relacionadas à definição de sexo”. Tais entendimentos, diz o projeto, “colocaram em risco espaços e recursos dedicados às mulheres”.
Jim Banks, presidente do Comitê de Estudos Republicanos, manifestou à Fox News que o partido vai levar adiante a iniciativa no Congresso norte-americano. O parlamentar ainda criticou os rivais democratas, partido do presidente Joe Biden, a respeito do tratamento à política de gênero.
“O Partido Democrata moderno colocou a agenda da esquerda antes dos direitos das mulheres. Atualmente, os democratas se recusam a admitir que as mulheres existem ou se recusam a reconhecê-las como seres únicos, com habilidades únicas”, disse.
Pelo Twitter, o Comitê de Estudos Republicanos apresentou o projeto, dizendo ser uma resposta ao Partido Democrata, que “nesta semana trouxe (ao Congresso) especialistas para falar que homens podem engravidar”.
This week, House Democrats brought in “experts” to testify that men can get pregnant.
In stark contrast, members of #RSC and outside groups joined @RepDLesko for the introduction of her “Women’s Bill of Rights” resolution, reaffirming unique legal protections for women. pic.twitter.com/wqJPbV9ZdN
— RSC (@RepublicanStudy) May 19, 2022
Direitos na educação e sistema de saúde
Segundo a deputada Mary Miller, do Estado de Illinois, a diferenciação de sexo é necessária em diversos ambientes. No evento de apresentação do projeto, a parlamentar citou esportes, prisões, abrigos de violência doméstica e banheiros como espaços “onde biologia, segurança e privacidade estão envolvidas”.
O esforço do grupo de parlamentares republicanos conta com a adesão de alguns grupos organizados da sociedade civil, como o Independent Women’s Law Center.
“Não podemos combater a discriminação sexual se não concordarmos sobre o que significa ser mulher. E não podemos coletar dados precisos sobre saúde pública, educação, crime e a situação econômica das mulheres se redefinirmos sexo como ‘identidade de gênero'”, disse Jennifer C. Braceras, diretora do grupo.
A questão de homens biológicos competindo em esportes femininos tem estado no centro das atenções recentemente nos Estados Unidos, desde que a mulher transgênero Lia Thomas venceu provas de natação no campeonato universitário de 2022.
Não tenho nenhum tipo de preconceito. Socialmente todo ser humano deve seguir sua vontade,sua felicidade. Pode ser o que quiser,desde que seja uma pessoa do bem. Quanto ao esporte, sai o social e entre a biologia, que é uma ciência incontestável e sem interpretações. Homens biológicos/ travestis/ trans não são mulheres. Estão acabando com o esporte feminino por safadeza,divisão da humanidade. Alguém ja viu homem trans jogando vôlei masculino em alto rendimento? Intestino não é utero
Já não era sem tempo.
Declaração de Direitos da Mulher, da mulher de verdade!
Os transtornados mentais que acabaram com a logica estão assanhados!
Camisa de forca p eles!