Em artigo publicado na Edição 107 da Revista Oeste, Jeffrey Tucker escreve sobre uma das medidas mais violentas aplicadas durante a pandemia de coronavírus: o fechamento de restaurantes. “Foi um ato revanchista, um retorno à era pré-moderna, em que apenas as elites gozavam do acesso a coisas mais refinadas”, disse o colunista, ao criticar os ataques à liberdade.
Leia um trecho
“Tudo isso aponta para uma realidade impressionantemente sombria do nosso tempo: de março de 2020 em diante, governos do mundo todo fecharam os restaurantes em alguns lugares, por até um ano ou quase dois. Nunca fez sentido. A estratificação etária e sanitária da gravidade da covid-19 sempre se concentrou nos mais velhos e menos saudáveis, ainda que tenha havido milhares de pretextos. Mesmo que o vírus pudesse se espalhar nos restaurantes, ele também poderia se espalhar em casa ou em qualquer local onde as pessoas se reúnem. Mesmo assim, toda a ideia de liberdade não é as pessoas poderem decidir se aceitam o risco ou não?
Nada ligado à ciência importa aqui. O que importa é o simbolismo. Fechar os restaurantes foi um ato revanchista, um retorno à era pré-moderna, em que apenas as elites gozavam do acesso a coisas mais refinadas. Foi tudo parte da realização do pedido de 28 de fevereiro de 2020 do New York Times de ‘ter uma reação medieval’ ao vírus. É profundamente emblemático de como os controles do vírus inauguraram um novo feudalismo.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 107 da Revista Oeste vai além do texto de Jeffrey Tucker. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Paula Leal, Cristyan Costa, J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Caio Coppolla, Silvio Navarro, Dagomir Marquezi, Evaristo de Miranda, Bruno Meyer, Ubiratan Jorge Iorio, Ana Paula Henkel e Marco Aurélio Mello.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Não acredito ser revanchismo. Mas, foi de uma ignorância, arrogância, prepotência, e porque não dizer de uma maldade sem limites…