O desempenho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no debate da última quinta-feira, 27, abriu uma discussão no Partido Democrata para a possível substituição do político na corrida para a Casa Branca.
Durante o debate, Biden congelou e cometeu diversos deslizes. Seus desafios incluíram perder a linha de raciocínio, fazer declarações imprecisas e aparentar confusão em diversos temas.
Leia também: Lapsos e rouquidão: postura de Biden é alvo de críticas
A falta de aptidão mental de Biden, de 81 anos, demonstrada em dezenas de situações públicas nos últimos anos, ficou evidente no embate com Donald Trump, transmitido pela CNN.
Segundo o The Wall Street Journal, alguns estrategistas democratas, doadores e conselheiros de doadores disseram que ficaram chocados com o desempenho de Biden. Isso estimulou discussões privadas sobre sua substituição na chapa presidencial. No entanto, segundo o WSJ, essas fontes disseram que as hipóteses de retirada do presidente permaneciam reduzidas.
Leia também: Trump desafia Biden a fazer teste cognitivo
De acordo com o jornal, um aliado de Biden disse que teve que desligar a TV várias vezes. Outro disse que o desempenho de Biden fez até mesmo Trump, de 78 anos, parecer um estadista. Os aliados democratas também expressaram preocupações sobre o efeito que o debate teria na arrecadação de fundos de Biden.
A ex-senadora democrata Claire McCaskill disse que muitos membros democratas do Congresso ficaram em pânico depois do debate; alguns querem um novo indicado para disputar a Presidência.
“Joe Biden tinha uma coisa que precisava fazer hoje à noite e não fez. Ele precisa tranquilizar a América de que ele estava à altura do trabalho na sua idade. E ele falhou nisso”, disse Claire McCaskill na MSNBC.
Leia também: Depois de debate, apostas sobre eleições nos EUA apontam 60% de chances para Trump e 41% para Biden
Vários conselheiros de democratas proeminentes vistos como potenciais candidatos presidenciais em 2028 receberam mensagens de doadores que expressaram as suas preocupações sobre o desempenho do presidente, de acordo com pessoas informadas sobre as discussões.
A atuação do presidente Joe Biden no debate contra o ex-presidente Donald Trump gerou preocupações entre os democratas sobre sua candidatura. Durante o debate, Biden aparentou hesitação e cometeu deslizes, levantando dúvidas sobre sua aptidão mental. Trump aproveitou as falhas de Biden para criticá-lo duramente.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
NYT diz que desempenho de Biden colocou “candidatura em dúvida”
Segundo o The New York Times, a candidatura do presidente Biden está sob intenso escrutínio depois de um desempenho decepcionante no debate contra Trump, gerando preocupações entre os democratas.
Uma fonte democrata disse que seria preciso “definir” se Biden ainda seria o candidato do partido faltando sete semanas e meia para a Convenção Nacional Democrata.
O jornal britânico Financial Times também destacou o fraco desempenho de Biden. “Falando com uma voz rouca, Biden tropeçou repetidamente nas palavras e em vários casos deu respostas incoerentes ou pareceu perder a linha de pensamento, enquanto Trump o acusava de ser o pior presidente da história dos EUA.”
O analista do Centro de Política da Universidade da Virgínia, Kyle Kondik, disse ao FT que o desempenho de Biden não tranquilizou seus eleitores. “Se as pessoas estavam preocupadas com a idade de Biden, não creio que ele tenha feito nada para amenizar essas preocupações. Imagino que haverá muita enurese noturna [entre os democratas] depois deste debate.”
Tá na cara que vão colocar a Michelle como candidata… E o povo doutrinado vai cair com um patinho, elegendo uma pessoa das minorias : mulher, afrodescendente… E serão mais uma vez levados para o abatedouro da agenda 2030… O mundo entrando em falência irreversível.
Capaz! Deixa ele. É um baita candidato. Está escondendo o jogo. Se faz de louco porque gosta de injeção.
Não tem a menor condição de exercer a presidência dos EUA.
Triste expor o atual presidente dos EUA dessa maneira. Se nós sabíamos que seria assim como os orientadores da campanha não saberiam?
Aqui nós também temos um demente no poder …. Lula Lelé da Silva….fala nada com nada o tempo inteiro … só que aqui (por enquanto ) a mídia consorciada ainda tenta segurar as pontas das repetitivas idiotices que ele fala
Alguém tinha duvida que a estratégia era essa?
Manter o Biden como candidato até proximo das eleições e depois lançar outro ( talvez Michelle Obama ) para apanhar menos e tentar chegar na reta final com menos rejeição.
Avante Trump !!!
Sabio mesmo era Pelé: o importante é saber a hora de parar!