No debate que ocorreu na noite desta quinta-feira, 27, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump lançou um desafio ao seu adversário político na disputa pelo comando da Casa Branca. Ele pediu para o presidente Joe Biden realizar um teste cognitivo.
Representante do Partido Republicano na disputa presidencial deste ano, Trump, de 78 anos, afirmou que se sente “plenamente apto” a voltar ao comando da maior economia do mundo. Nesse sentido, afirmou, diante dos moderadores do debate — que ocorreu em Atlanta, no Estado norte-americano da Geórgia —, que tirou “nota máxima” nos dois testes que realizou para atestar a sua capacidade mental.
O republicano, contudo, afirmou que Biden, de 81 anos, talvez não consiga ter o mesmo empenho em algum teste cognitivo. “Certamente, ele não conseguirá fazer”, disse Trump, ao publicamente desafiar o seu oponente político.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Trump foi além da parte cognitiva. Ao afirmar que se sente bem para voltar a presidir os EUA, destacou o seu estado físico. Declarou que, recentemente, venceu dois torneios de golfe.
Com a palavra, Biden, com a voz rouca durante todo o debate, retrucou. Membro do Partido Democrata norte-americano, garantiu que consegue jogar golfe. Contudo, não respondeu diretamente se irá topar ou não fazer um teste cognitivo.
Leia mais
Em busca da reeleição, Biden já é, a saber, o presidente mais idoso da história dos Estados Unidos da América. Mesmo assim, ele se apresenta como candidato à reeleição.
Disputa entre Trump e Biden
As eleições presidenciais dos EUA irão ocorrer no dia 5 de novembro de 2024. Donald Trump, 45º presidente na história do país, tentará voltar à cadeira principal da Casa Branca. O candidato republicano comandou o país de 2017 a 2021.
Joe Biden tentará se reeleger para dar continuidade a sua gestão como chefe do Executivo norte-americano. O democrata foi eleito o 46º presidente em 2021.
Leia mais: “Admirável mundo novo: o caso Trump”, artigo de Roberto Motta publicada na edição 220 da Revista Oeste
Acredito que Trump cometeu um grande erro. Contra Biden ele está virtualmente eleito, mas se os democratas mudarem o candidato, tudo pode acontecer. Desperdiçou a bomba mais forte e ainda ajudou o partido adversário.
Ele não passaria no teste cognitivo.
A esquerda americana, tal como a brasileira, vive numa bolha isolada do mundo real, do qual vivem em negação! O presidente Biden dá inequivocos sinais de senilidade desde as eleiçoes de 2020, só nao vê quem se recusa a abrir os olhos! E é apavorante imaginar tal pessoa comandando o governo que representa o equilibrio mundial!