A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos elegeu na madrugada deste sábado, 7, o deputado republicano da Califórnia Kevin McCarthy como presidente da Casa. As negociações começaram há três dias e foram necessárias 15 votações para se chegar ao resultado, a disputa mais longa em 164 anos de história dos EUA, segundo analistas políticos norte-americanos.
Para esta legislatura, os republicanos obtiveram, nas eleições de novembro, a maioria dos assentos: 222 contra 212 dos democratas. O presidente da Câmara ou Speaker, como é chamado o ocupante do cargo, é eleito com a metade mais um dos votos, ou seja, precisa do apoio de 218 deputados.
Nestas eleições, McCarthy conseguiu 216 votos, porque seis deputados republicanos anularam seus votos. Sem a escolha do Speaker, a Câmara não funciona e toda a pauta de votações aguardava a eleição.
Para garantir a vitória, o novo presidente, considerado “moderado”, teve de negociar e fazer uma série de concessões a republicanos chamados de “linha-dura”.
No Twitter, após ser eleito, o republicano escreveu: “Espero que uma coisa fique clara depois desta semana: nunca vou desistir. E nunca desistirei de vocês, povo americano.”
I hope one thing is clear after this week: I will never give up. And I will never give up for you, the American people. https://t.co/uLqPKa1maZ
— Kevin McCarthy (@SpeakerMcCarthy) January 7, 2023
Apoiado pelo ex-presidente Donald Trump, McCarthy representa o 23º distrito da Califórnia na Câmara dos Representantes. Ele tem 57 anos, foi eleito pela primeira vez para o Congresso em 2006 e líder do Partido Republicano na Câmara entre 2019 e 2023.
Relacionadas
A Califórnia não é de esquerda?
Vitória!