Há 2 mil anos, habitantes da cidade romana de Pompeia (a atual Nápoles, na Itália) despertaram pela manhã com a erupção do vulcão Vesúvio. O fenômeno atingiria o seu ápice no início da tarde, quando o fluxo piroclástico chegou a quilômetros de altura e caiu como uma chuva de pedras incandescentes sobre os moradores da cidade. Segundo os historiadores, cerca de 1/5 dos habitantes da região morreu — nesta segunda-feira 29 o Parque Arqueológico de Pompeia anunciou a descoberta de três vítimas.
Arqueólogos divulgaram os resultados das análises preliminares que revelam que os restos mortais pertenciam a duas mulheres adultas e uma criança, que devia ter cerca de 3 anos. Embasados nas análises do material vulcânico, os pesquisadores afirmaram que as mortes ocorreram durante um sismo na primeira fase da erupção. Isto porque os restos mortais estavam cobertos de lapilli (fragmentos de pedras vulcânicas).
Press preview of an area unexcavated until now that forms part of the project to protect and maintain the limits of excavation of the Archaeological Park. The first finds and some skeletons of victims of the AD 79 eruption emerge.@MiC_Italia pic.twitter.com/DHO5JSg94S
— Pompeii Sites (@pompeii_sites) May 30, 2023
Vítimas do Vesúvio revelam mais segredos sobre Pompeia
Gabriel Zuchtriegel, diretor do Parque Arqueológico da Itália, disse: “[Eu nunca vi] tantos ossos partidos em um esqueleto”. Segundo os profissionais, as fraturas teriam sido provocadas pelo desabamento da casa em que as vítimas procuraram refúgio. Os arqueólogos suspeitam que o local tenha sido uma padaria. Durante a escavação, foram descobertos dois afrescos nas paredes do local que retratavam cenas mitológicas de Dafne, personificação da beleza; Apolo, filho de Zeus; e Poseidon, deus dos mares.
Há duas semanas, o parque havia divulgado a descoberta de dois esqueletos durante “trabalhos de implementação de medidas de segurança” numa área do sítio arqueológico conhecida como Casa dos Amantes Castos. Os restos mortais pertenciam a dois homens na faixa dos 50 anos que morreram em decorrência de um terremoto. De acordo com o Ministério da Cultura da Itália, os achados apresentavam “múltiplas fraturas causadas pelo colapso do edifício”.
A cidade de Pompeia foi destruída pela erupção do monte Vesúvio no ano 79 d.C.