Uma equipe de arqueólogos descobriu diversos itens antigos nas ruínas de uma cidade da Idade do Bronze, localizada ao sul da cidade de Yulin, em Shaanxi, na China. Os achados podem ajudar os pesquisadores a estudarem a história desses artefatos, e até mesmo da região. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa da Administração Nacional do Patrimônio Cultural da China e publicada no jornal China Daily.
Entre os artefatos, estão vasos de bronze para beber, cerâmicas pintadas, ornamentos incrustados com turquesa e peças esculpidas em jade. Essas relíquias datam mais de 3 mil anos, e pertencem à dinastia Shang, que governou o norte da China entre 1600 a.C. e 1046 a.C.
Leia Também: “Encontrado crânio de lobo que ‘espantava espíritos’ na Romênia”
Sobre a cidade em que os artefatos foram encontrados
A equipe encontrou nove tumbas aristocráticas de alto nível, e sete delas eram retangulares com passagens. Conforme Sun Zhanwei, da Academia de Arqueologia de Shaanxi, isso significa que essas tumbas pertenceram a líderes de diversos grupos.
Os arqueólogos informam que os habitantes locais teriam desenterrado artefatos antigos em suas terras desde a década de 1940, mas suas origens eram desconhecidas. No entanto, com a descoberta da cidade completa, que se estende por 11 colinas e abrange mais de 3 quilômetros quadrados, por ter sua história esclarecida.
“Todos os elementos essenciais de um assentamento central foram encontrados no local”, disse o pesquisador Xu Lianggao, do Instituto de Arqueologia da China, em entrevista ao jornal China Daily. “Descobrimos alguns túmulos e estruturas de grande escala nessa área no passado, mas desta vez conseguimos revelar a face completa de um assentamento.”
Estevão, favor corrigir: Descobertos artefatos…