Uma equipe de arqueólogos descobriu cerca de 800 artefatos pré-históricos no condado não metropolitano de Kent, na Inglaterra, que datam da Era do Gelo. A descoberta foi anunciada no portal da University College London (UCL), na quinta-feira 6.
Dentre as relíquias encontradas, que possuem cerca de 300 mil anos de idade cada uma, duas se destacam por seu tamanho. São dois machados de mão feitos de pedra, e o maior deles mede aproximadamente 30 centímetros de comprimento.
Leia também: “Espada de 3 mil anos é encontrada intacta na Alemanha”
“Descrevemos essas ferramentas como gigantes quando têm mais de 22 centímetro de comprimento, e temos duas nessa faixa de tamanho”, explicou a arqueóloga sênior Letty Ingrey, que lidera a missão científica. “A maior, com colossais 9,5 centímetros de comprimento, é um dos machados mais longos já encontrados na Grã-Bretanha.”
O tamanho dos machados gigantes pode revelar uso cerimonial
Visto o tamanho dessas ferramentas, os pesquisadores acreditam na hipótese de que elas teriam um uso meramente cerimonial, ou seja, sem ser realmente utilizadas para funções práticas.
De acordo com os pesquisadores, esses machados de mão são tão grandes que é difícil imaginar como eles poderiam ter sido ser facilmente manuseados e usados.
Leia também: “Leiloada a espada mais cara do mundo”
No momento, os cientistas não sabem o motivo de as ferramentas serem tão grandes, ou quais espécies de humanos primitivos as confeccionavam. “Este sítio arqueológico oferece uma chance de responder a essas perguntas emocionantes”, disse Ingrey.