Desenho comprado por 30 dólares pode valer milhões

A gravura foi identificada como "A Virgem e o Menino com uma flor em um banco gramado", uma obra do alemão Albrecht Dührer (1471-1528)
-Publicidade-
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Há cinco anos, um homem compareceu a um evento tipo “família vende tudo” na cidade de Concord, estado de Massachussetts, EUA. Comprou um colar por um dólar e uma gravura retratando a Virgem Maria com o Menino Jesus por U$ 30 (o equivalente hoje a R$ 170).

Este mês, segundo o jornal The New York Times, uma equipe de experts do Museu Britânico confirmou que o desenho comprado por 30 dólares é na verdade o quadro “A Virgem e o Menino com uma flor em um banco gramado”, uma obra do alemão Albrecht Dührer (1471-1528), um mestre da pintura renascentista. A gravura seria um ensaio para uma das mais famosas obras de Dürer, o quadro “A Virgem com uma multidão de animais”, de 1506:

Foto: reprodução Enciclopédia Britânica
-Publicidade-

Agora o dono da gravura pode ganhar “dezenas de milhões de dólares” quando o quadro for a leilão. Que a princípio foi considerado uma possível falsificação. Mas a dúvida acabou quando foi achada a marca d’água de um tridente, usada por Dührer em suas obras. A gravura foi avaliada como realizada em 1503. É a primeira obra do artista alemão descoberta desde 1932.

Autorretrato de Albrecht Dürer pintado em 1500 (Reprodução Enciclopédia Britânica)

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.