O governo da Dinamarca anunciou a criação da primeira ilha para capitar e distribuir eletricidade de parques eólicos no Mar do Norte. A meta é terminar a construção até 2033. A estrutura será capaz de cobrir a necessidade de energia elétrica para 3 milhões de lares europeus e terá o tamanho de 18 campos de futebol. A execução do projeto está orçada em €28 bilhões (R$ 181 bilhões).
Leia também: “Acredite: o mundo está melhorando”, matéria de capa da Edição 46 da revista Oeste30
“É um projeto gigantesco”, disse o professor Jacob Østergaard, que dirige o centro de energia elétrica e energia da Universidade Técnica da Dinamarca. “É e será uma pedra angular na transição verde e na redução das emissões de CO2 da Dinamarca.”
CAPTAR, não capitar.
País nórdico é outro departamento!
Quando vi a foto, imaginei que fosse algo que aproveitasse a energia das marés mas não, é apenas uma pequena ilha (1800×1800)m (18 campos de futebol) onde abrigará um pequeno parque eólico (cada gerador daqueles, ocupa um espaço considerável), então como isso pode ser uma solução fantástica como prometem? Parques eólicos já existem aos montes no Mar do Norte e no Mar Báltico e não são nenhuma novidade. E tem quem diz que a manutenção desses parques é caríssima.
*) Correção: A área da ilha é muito menor do que eu disse, será de aproximadamente, 424x424m = 18Ha = 18x100x100 = 18000 m2. Piorou ainda mais.
do mundo? Então é em Portugal!