A Procuradoria-Geral da Venezuela, que é alinhada à ditadura de Nicolás Maduro, determinou, nesta segunda-feira, 2, a prisão de Edmundo González. Ex-diplomata, ele é um dos líderes da oposição e foi candidato à Presidência do país sul-americano.
O oposicionista derrotou Nicolás Maduro nas eleições presidenciais do dia 28 de julho, segundo as atas das mesas de votação.
Segundo o documento emitido pela Procuradoria-Geral da Venezuela, Gonzáles teria cometido crimes de “usurpação de funções”, “falsificação de documentos públicos”, “instigação à desobediência das leis”, “conspiração” e “sabotagem e danos a sistemas informáticos”.
Saiba mais: “Edmundo González pode ser preso pela ditadura de Maduro”
O Ministério Público da Venezuela atribui esses crimes a González porque o site Resultados com VZLA, que pertence à coligação oposicionista Plataforma Democrática Unitária (PUD), publicou algumas atas das eleições que mostravam a derrota de Maduro com ampla margem.
Ameaça de prisão contra opositor
Edmundo González não compareceu na última sexta-feira, 30, à terceira intimação para depor em frente ao Ministério Público venezuelano. Por isso, ele estava correndo o risco de ser alvo de um mandado de prisão.
Saiba mais: “Edmundo González critica Ministério Público da Venezuela“
González gravou uma mensagem de vídeo publicada no Twitter/X anunciando não compareceria frente ao Ministério Público. De acordo com ele, o órgão não estaria dando um tratamento justo, mas sim “pré-qualificando crimes não cometidos”.
Depois de mais de um mês das eleições na Venezuela, as atas das urnas não foram publicadas. Mesmo assim, o Conselho Nacional Eleitoral, controlado pelo chavismo, proclamou o ditador Maduro como vencedor.
Seu grande crime? Vencer a esquerda. É isso que a esquerda considera golpe, traição, fascismo e tudo mais. É assim na Venezuela e é assim no Brasil. Para impedir que a esquerda perca o poder, vale tudo, até mesmo passar por cima da Constituição, prender inocentes, censurar redes sociais e dar facada.
alguma semelhança por aqui? Ditadura esquerdopata com aparelhamento do judiciario que persegue somente opositores… que ironia, Venezuela quase virando um Braçil…
Igual aqui, inventam motivos para prender opositores…tem que ser sufocados a míngua …
Os ditadorzinhos, estão inquietos…..
Nossa como a Venezuela aprendeu rápido a perseguir opositores, fizeram imersão e cursos intensivos.