O artista Luis Manuel Otero Alcántara foi condenado a cinco anos de prisão e o rapper Maykel Osorbo ficará encarcerado por nove anos, informou, no sábado 25, a Procuradoria-Geral de Cuba. Os dois foram condenados pelos crimes de “ultraje aos símbolos da pátria” e “desacato”. Além deles, três pessoas foram julgadas a portas fechadas pelo Tribunal Municipal Popular de Havana Central.
Alcántara, preso quando saía de casa para se unir às históricas manifestações de julho, tornou-se alvo da ditadura cubana depois de se cobrir com a bandeira do país durante uma performance. No julgamento, a defesa argumentou de que se tratou de um trabalho artístico.
Os juízes chegaram à conclusão de que Alcántara, 34 anos, teve o “ânimo expresso, sustentado no tempo, de ofender a bandeira nacional, mediante a publicação de fotos em redes sociais, onde são usados em atos degradantes, acompanhados de expressões notoriamente ofensivas e desrespeitosas”.
No caso de Osorbo, vencedor do Grammy Latino de Melhor Canção do Ano, o tribunal considerou que, com o “propósito manifestado de ultrajar e afetar a honra e a dignidade das autoridades máximas do país”, o rapper “usou imagens falsas, manipuladas digitalmente, e as tornou públicas nas redes sociais”. Ele também teria empreendido “ações violentas” contra dois policiais.
Parentes de Osorbo denunciaram o fato de que a advogada do rapper foi afastada do caso dois dias antes do julgamento. O novo defensor não levou testemunhas.
Ambos os artistas, líderes do Movimento San Isidro (opositor à ditadura), também foram condenados por promover “uma aglomeração de pessoas, que ocuparam a via pública e insultaram as autoridades”.
Leia também: “A anunciação da primavera cubana”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 69 da Revista Oeste
“uma aglomeração de pessoas, que ocuparam a via pública e insultaram as autoridades”.
Se , para sermos corretos com os princípios democráticos cubanos , seguissemos este exemplo ( insultar aitoridades” teríamos um INFINIFADE de “artistas”, “músicos” e ” jornalistas” na CADEIA.
Chico Buarque, Caetano, Gilberto Gil e outros, vão lá em Cuba, por favor, gritar por “liberdade”!
Ah, mas lá tem, aqui, não. Poxa, me esqueci disso. Sim, modo ironia aqui.
E ai turma da lactação , os filhos da lei rouanet , vão pra Cuba seus merdas, Paris é mais longe.
Cadê os artistas brasileiros e estrangeiros?
Cadê Chico Buarque, Caetano e cia?
ACORDADA BRASIL, é isso que queremos??
Cuba um dia se reerguera desta ditadura, através das décadas de sacrifício dos seus nacionais, mortos pelo crime de opinião, colocados nas masmorras sem direito a defesa, sem direito a nada, a única opção que hoje eles tem são gritar: Cuba ou Morte. O direito a vida são ditadas pelos revolucionários, que escolhem quem vai viver ou morrer. Triste!
Mas não são os artistas daqui que elogiam tanto a ditadura cubana? Tem até aquele ícone esquerdista que é o post do Che Guevara dependurado em seus quartos? Elogiam muito mas quando vão fazer seus shows vão para os países do G7, esses hipócritas. Estou aguardando manifestações de repúdio ao governo cubano, já puxei um confortável sofá para aguardar.
E os artistas doutrinados do Brasil querem isso. Constroem a própria prisão, cavam a própria cova.
Bem parecido com o nosso STF, que prende críticos a eles, Deuses supremos!
O STF de la é pior do q o daqui. Porem em meio a tudo isso ha um consolo, os povos estao acordando. Seria bacana deportar todos ativistas da “esquerdalha” para la.
Manda do STF no Brasil que pena será maior ainda
Mesmo método utilizado aqui. Tribunais de exceção.
9 anos de cadeia…? É a escola jurídica do Xandão.