Uma criança de 3 anos foi convocada pela ditadura de Cuba, liderada por Miguel Díaz-Canel, a depor contra o próprio pai, que cumpre sentença de dez anos de prisão.
Segundo as autoridades cubanas, o “crime” de Idael Naranjo, pai da criança, foi participar dos protestos de 11 de julho de 2021. Na ocasião, milhares de pessoas pediram por liberdade em várias cidades da ilha caribenha.
A avó paterna da menina recebeu a intimação na manhã de segunda-feira 7. A criança e avó devem comparecer à estação policial em Havana, capital cubana. No entanto, a mãe da criança, Yunisleydis Rillos Pao, anunciou que não irá expor a filha a essa experiência intimidadora.
Yunisleydis relatou, em entrevista ao site argentino Infobae, o seu choque e indignação ao receber a intimação. “Tenho a intimação em mãos, inicialmente pensei que fosse um erro”, disse. “O que eles vão perguntar? O que ela deve falar, sendo uma criança?”
A mãe declarou que vai deixar a filha de 3 anos na creche e ela mesma irá até o local determinado para o depoimento representando a criança. “Não vou submeter minha filha a isso.”
Se a convocação não for acatada, a família poderá ser multada e acusada de desobediência pela ditadura de Cuba.
Leia mais: “Pena de morte em Cuba ‘serve para defender a Revolução’, diz presidente da Corte Suprema”
A mãe relatou que ela é frequentemente vigiada por agentes de segurança do regime cubano. Ela disse que conversa regularmente com o marido que está preso. De acordo com ela, todas as chamadas são gravadas pela polícia do da ditadura.
Mais de mil presos políticos pela ditadura de Cuba
Organizações internacionais já se manifestaram repudiando a atitude do governo ditador de Miguel Díaz-Canel. Entidades questionam a motivação a ditadura cubana em convocar e ameaçar uma criança de três anos, destacando que ela não consegue compreender os procedimentos legais. Cuba mantém mais de mil presos políticos.
Até hoje não entra na minha cabeça como os Estados Unidos se permitiram o vexame de deixar esse estrupício de país fazendo o que bem quer logo ali, no fundo de seu quintal. Me parece algo como uma usina de qualquer coisa barulhando e enchendo o saco nas vertentes de um condomínio de luxo.
O que mais me deixa intrigado é o motivo pela qual organizações internacionais não interferem nesses países comunistas, por violação dos direitos humanos de venezuelanos, cubanos, nicaraguenses, norte coreanos e afins… Se o mundo repudia essas atrocidades, deveriam prender os responsáveis e reestabelecer a liberdade de seus respectivos povos.
O que de bom vindo de um regime comunista ?
Na proxima, vão convocar um recém nascido para testemunhar…
Sendo contrário à qualquer coisa que venha de Cuba, com exceção de alguns clubes (gafieiras), charutos e praias, é possível que tenha havido um engano burocrático por falta de verificação da data de nascimento dos familiares convocados. Erros ou enganos ou, ainda, falhas e confusões na administração pública acontecem muito em virtude do excessivo funcionalismo do que devido ao tipo de governo do Estado. Por ignorância, anos atrás, foi-me negado um desconto em passagem porque meu cartão internacional não era nacional…. O fato é que apenas portadores do cartão nacional poderiam obter o internacional. Por isso nem sequer o levei já que o internacional pressupunha o outro. Argumentos lógicos não convencem chefes de estações ferroviárias em vilas européias, para dizer que mesmo países de primeiro mundo tem uma administração pública que comporta funcionários incompetentes. Acho que foi o caso acontecido na notícia. A menina teria um ano de idade quando os fatos que levaram o pai à prisão ocorreram.
Essas noticias deveriam preocupar muito a nós brasileiros!
Comunistas covardes. Malditos!
Parabéns sr. Agnelo