Enquanto realizavam uma pesquisa para mapear munições da Segunda Guerra Mundial despejadas no Lago Mjosa, no sudoeste da Noruega, arqueólogos encontraram em 2022 o naufrágio mais antigo do país. O vídeo com as imagens da descoberta, contudo, só veio à tona na semana passada.
Batizado de Storfjord, o naufrágio mais antigo da Noruega data do século 14. As imagens, obtidas por um sonar, mostram que o casco tinha cerca de 10 metros (m) de comprimento, por 2,5 m de largura. Os restos da embarcação estão localizados no leito do lago, a 410 m abaixo da superfície.
Os arqueólogos usaram um veículo subaquático de controle remoto para filmar o local do naufrágio mais antigo da Noruega.
Naufrágio mais antigo é similar a um barco viking
Conforme o portal Sciencenorway, o pesquisador Øyvind Ødegård, da Universidade da Noruega, observou que o navio encontrado é semelhante a um “barco viking”.
“Se começarmos com a imagem do sonar que mostra o contorno do naufrágio, ele realmente se parece muito com o clássico navio viking“, disse o pesquisador. “No topo, você tem uma linha ligeiramente mais forte e arredondada que reforça e evita que ela quebre quando você entra ou sai do barco ou rema.”
A construção é do tipo clínquer, um método tradicional de construção de barcos nórdicos que sobrepunha as pranchas do casco para reduzir o peso total. O navio provavelmente tinha uma vela quadrada, semelhante às usadas pelos vikings.