publicidade
Mundo

Trump suspende ajuda à Ucrânia, afirma fonte da Casa Branca

A decisão ocorre depois de discussão entre o presidente dos dois países em Washington na última semana

Trump e Zelensky Casas Branca
Trump e Zelensky discutiram na Casa Branca | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, suspendeu toda a ajuda militar à Ucrânia depois da discussão, na última sexta-feira 28, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, em Washington, A informação, segundo o The Jerusalem Post, é de um funcionário da Casa Branca nesta segunda-feira, 3.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

“O presidente deixou claro que está focado na paz”, disse o funcionário, que preferiu não ter seu nome revelado. “Precisamos que nossos parceiros também estejam comprometidos com esse objetivo. Estamos pausando e revisando nossa ajuda para garantir que ela esteja contribuindo para uma solução.”

O gabinete de Zelensky não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, feito pela Reuters, fora do horário de expediente.

A decisão ocorre depois que Trump modificou a política dos EUA em relação à Ucrânia e à Rússia ao assumir o cargo em janeiro. Ele, conforme havia declarado na campanha, adotou uma postura mais conciliatória com Moscou.

A medida também segue um confronto explosivo entre os dois presidentes na Casa Branca, na última sexta-feira 28. Trump criticou Zelensky por ser “ingrato” pelo apoio americano na guerra com a Rússia. Zelensky exigiu garantias de segurança caso houvesse um cessar-fogo.

Nesta segunda-feira, Trump voltou a criticar Zelensky. Ele insistiu que o presidente da Ucrânia deveria ser “mais grato” pelo apoio dos EUA, depois que Zelensky declarou que o fim da guerra estava “muito, muito distante”.

“Esta é a pior declaração que poderia ter sido feita por Zelensky, e a América não vai tolerar isso por muito mais tempo!” escreveu Trump no Truth Social. Ele utilizou uma grafia alternativa do nome do presidente ucraniano.

Trump também sugeriu que um acordo para abrir os minerais da Ucrânia para investimentos dos EUA ainda poderia ser fechado.

Nesta segunda, com Zelensky, líderes europeus discutiram propostas para uma trégua no conflito com a Rússia.

Trump quer acordo sobre minerais com a Ucrânia

O governo Trump considera um acordo de minerais uma forma de recuperar parte dos bilhões de dólares fornecidos à Ucrânia em ajuda financeira e militar desde a invasão da Rússia. O início da guerra ocorreu em fevereiro de 2022.

Leia mais: “Rússia culpa Zelensky por discussão com Trump”

Quando questionado nesta segunda-feira se o acordo estava encerrado, Trump disse: “Não, acho que não.”

Trump descreveu o acordo como um “ótimo negócio para nós”. O presidente norte-americano ressaltou que forneceria uma atualização sobre a situação na terça-feira 4 à noite, no discurso em sessão conjunta do Congresso.

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Route 66
    Route 66

    A Ucrânia tem eleições livres e democracia. A Rússia é uma ditadura brutal alinhada com a China, Coréia do Norte, Iran e outras tranqueiras, o Putin está há 25 anos no poder, isso não é normal. Ao deixar a Ucrânia entregue à propria sorte diante de um ditador expansionista, Trump manda um recado preocupante para Taiwan, Japão e Coréia do Sul. A verdade é que o Trump afinou, a paz que ele quer é a imposta por um mafioso sem escrúpulos. Lamentável e decepcionante, e esse espaço deixado pelos EUA será ocupado por ditadores.

    1. Emerson Braga Junior
      Emerson Braga Junior

      Acho que sua análise está equivocada. Você verá no futuro.

  2. Ivan R S Peluso
    Ivan R S Peluso

    OBAMA DEIXOU A RÚSSIA TOMAR A CRIMÉIA. DA UCRÂNIA SEM FAZER BOSTA NENHUMA. OS EUROPEUS INCENTIVARAM A UCRÂNIA A ENTRAR NA OTAN PARA ENCURRALAR A RÚSSIA. NÃO TEM INOCENTES NESSA HISTÓRIA. TRUMP TÁ CERTO. ELES QUE BANQUEM A GUERRA. O BAIXINHO TEVE UM ENCONTRO COM SENADORES DEMOCRATAS ANTES DE TENTAR PEITAR O TRUMP. FODEU SE….

  3. Thales Augusto
    Thales Augusto

    Ficou claro que a USAID e a guerra na Ucrânia eram os principais financiadores dos globalistas, a manutenção da guerra é a tentativa de manter essa via aberta às custas de vidas ucranianas.

  4. Liberta Brasil
    Liberta Brasil

    Que lindo seria PUTIN na Russia jogando Bomba atomica na EUROPA pelo Oriente e Trump nos EUA Jogando Bomba atomica na EUROPA pelo lado do Ocidente, todos os males da humanidade acabariam, Adeus klaus schabb e George Soros, adeus Globalismo, seria um GRANDE RESET perfeito.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade