O valor do dólar norte-americano bateu recorde histórico de valorização na Argentina. Na quarta-feira 27, a moeda subiu 25 centavos de peso no Banco Nación, de controle estatal, com cotação de 105 pesos por unidade para venda ao público. Na cotação em casas de câmbio e em outros bancos, a média atingida foi de 105,86 pesos por unidade.
Esses valores jamais haviam sido registrados no mercado de câmbio oficial de varejo na Argentina, onde as compras de moedas estrangeiras são restritas a US$ 200 mensais por pessoa, além de ser tributadas em 30%.
Leia mais: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem de Luís Artur Nogueira publicada na Edição 68 da Revista Oeste
Peso azul
O dólar negociado no mercado informal, também conhecido como dólar blue, bateu recorde e subiu 1 peso, atingindo 197 pesos por unidade. Desde o início de outubro, a moeda norte-americana acumula alta de 11 pesos. No ano, a valorização chega a 31 pesos (18,7%), porcentual que ainda está abaixo da inflação estimada para o mesmo período — cerca de 40%.
Com a nova máxima histórica, a diferença do dólar mayorista, utilizado pela maior parte das operações atacadistas na Argentina, para o dólar blue, negociado no mercado informal, aproxima-se dos 100%.
É uma situação caótica pós pandemia, e o governo não consegue fazer uma leitura minima do que está acontecendo, vai ser completamente engolido pelas consequências sem sequer perceber o que está acontecendo, na verdade, é o empobrecimento da população em geral, sem perspectiva nenhuma de futuro para as próximas gerações, todos vamos pagar o preço, muitos vão sair pro exterior, vai perder cérebros, um atraso brutal, não vejo nenhuma saída por parte do guedes, ele é totalmente incapaz de entender o que está acontecendo, quiçá um plano pra enfrentar isso aí!
É isso aí, a receita do desastre perfeito, estagflacao, o bolsoglobalista contribuiu e muito, destruíram o mercado interno, o poder de compra do consumidor está caindo a cada mês, veja a evolução do salário médio, e a inflação foi o golpe de misericórdia, Além do efeito bozo, o pg, não tem nenhum programa, nada pra enfrentar essa situação, resultado, terra arrasada pra todos os lados que olhamos!!
esses valores não fazem o menor sentido, a economia argentina ruiu, nada mais é exportado e o dolar continua estável, aqui, que tem milhões de toneladas de qualquer coisa para ser vendido no mundo todo, dolar entrando e saindo, o valor fica subindo o tempo todo.
estamos em franco ataque financeiro para destruir a nossa economia.
Que Deus nos proteja, pois nosso povo é muito burro pra ver isso.
Para que acha que é a inflação e o aumento dos combustíveis? A ideia e matar o mercado interno. Bolsoglobalista esta colaborando para isso. Vai ver o que vai dar pronto com inflação, aumento dos combustíveis, e caída do consumo. Vai ter o pior de dois mundos, inflação mais ciada do consumo = estagflação.
Vai para as cidades pequenas e vai ver a brutal caída de consumo, isso depois chega nas cidades.
Brasil é um paias grande, como um continente, você justamente tem que fazer o contrario para não arrebentar a economia