A Stellantis, dona de marcas como Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, além de controladora da Chrysler, informou no sábado 7 estar fazendo um recall de mais de 1,45 milhão de carros pelo mundo em virtude do mau funcionamento do software no sistema de freio anti-bloqueio, que pode aumentar riscos de acidentes. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
O recall engloba quase 1,23 milhão de picapes Ram 1500 dos anos 2019, 2021 e 2024 nos EUA. Além disso, inclui quase 160 mil carros no Canadá, 13 mil no México e 61 mil fora da América do Norte.
+ Leia mais sobre Mundo em Oeste
Com relação ao Brasil, a empresa não informou se haveria recall. Entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, foram vendidas, no Brasil, 2,4 mil picapes Ram, a partir de quase R$ 495 mil.
A Stellantis ainda informou estar fazendo o recall de 33 mil Jeeps Gladiator de 2020-2024 e Jeeps Wrangler de 2018-2024 por um possível problema de curto-circuito interno no painel de instrumentos.
+ Escalada de tensão: Venezuela cerca embaixada da Argentina
Problemas nos carros da dona da Fiat
A Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA informou que o mau funcionamento do software pode desativar o sistema de controle do módulo de controle do sistema de freio.
+ Maduro revoga custódia do Brasil em embaixada, mas governo resiste
Isso quer dizer que os carros não estão de acordo com o padrão federal dos EUA de segurança. A Stellantis informou que, caso o problema ocorra, as luzes indicadoras do ABS, ESC, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de colisão frontal vão ficar acesas na partida do veículo, indicando que os sistemas não estão funcionando. Além disso, que a frenagem fundamental estaria funcionando.