O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 13, a nomeação de Matt Gaetz, deputado da Flórida pelo Partido Republicano, para o cargo de procurador-geral de seu governo. Essa posição equivale ao cargo de ministro da Justiça no Brasil.
Gaetz assumirá a liderança do Departamento de Justiça. Ele terá responsabilidade direta sobre o FBI (Departamento Federal de Investigação) e a DEA (Administração de Repressão às Drogas).
Com essa nomeação, o deputado da Flórida terá a autoridade para iniciar processos legais que envolvem questões relacionadas às leis antitruste e aos direitos civis no país. O Senado ainda precisa confirmar a decisão, mas espera-se que, com a maioria republicana, a Casa Alta aprove a escolha.
President Trump has a massive mandate.
— Matt Gaetz (@mattgaetz) November 6, 2024
We are going to use it.
No days off. pic.twitter.com/xoEcogHYzO
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Por meio das redes sociais, Trump expressou que Matt Gaetz defenderá a segurança nas fronteiras dos Estados Unidos, combaterá o crime organizado e buscará restaurar a confiança da população no Departamento de Justiça.
“Matt acabará com o governo armado, protegerá nossas fronteiras, desmantelará organizações criminosas e restaurará a fé e a confiança gravemente abaladas dos norte-americanos no Departamento de Justiça”, escreveu o presidente eleito.
Gaetz afirmou que será uma honra servir na administração de Donald Trump
It will be an honor to serve as President Trump’s Attorney General! pic.twitter.com/dg0iQ0bA6Y
— Matt Gaetz (@mattgaetz) November 13, 2024
Em resposta à nomeação, Matt Gaetz declarou que será uma grande honra servir como procurador-geral na administração de Donald Trump. O deputado possui uma longa trajetória política, iniciada em 2010, quando assumiu uma cadeira na Câmara dos Representantes da Flórida, onde permaneceu até 2016.
Em 2017, ele foi eleito para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O político ocupa esse cargo até hoje e foi reeleito quatro vezes consecutivas.
O Departamento de Justiça iniciou uma investigação contra Gaetz em 2020, e acusou-o de envolvimento em relações sexuais com menores de idade e tráfico sexual. Contudo, o caso foi arquivado por falta de evidências.
Gaetz sempre negou as acusações. A família Gaetz possui uma forte ligação com a política. O pai de Matt, Don Gaetz, foi senador na Flórida. Seu avô, Jerry Gaetz, concorreu à nomeação do Partido Republicano para vice-governador de Dakota do Norte.
SOCORRO TRUMP. BRASIL PECISA DE UMA LIMPEZA DO AUTORITARISMO. PUNA PRA NOIS AQUELES Q NAO PODEM SER PUNIDOS AQUI.