Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram por telefone nesta quarta-feira, 19. O diálogo, que durou cerca de uma hora, teve como objetivo alinhar o cessar-fogo no Leste Europeu.
“Acabei de concluir uma ótima ligação telefônica com o presidente Zelensky, da Ucrânia”, publicou Trump em sua rede social. “Durou aproximadamente uma hora. Grande parte da discussão foi baseada na ligação feita ontem com o presidente Putin para alinhar com a Rússia e a Ucrânia em termos de suas solicitações e necessidades.”
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O telefonema entre Trump e Zelensky ocorre um dia depois de o republicano falar com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. O norte-americano acredita que as negociações caminham para uma trégua entre Kiev e Moscou.
“Estamos muito no caminho certo, e pedirei ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao conselheiro de segurança nacional, Michael Waltz, para dar uma descrição precisa dos pontos discutidos”, disse Trump. “Essa declaração será divulgada em breve.”
Trump diz que Rússia e EUA devem melhorar relações bilaterais
Donald Trump e Vladimir Putin conversaram por telefone por cerca de duas horas nesta terça-feira, 18. A Casa Branca afirma que o diálogo visa a aproximar Washington D.C. de Moscou e conceder “paz duradoura” no Leste Europeu.
“Ambos os líderes concordaram que esse conflito precisa terminar com uma paz duradoura”, disse a Casa Branca. “Eles também enfatizaram a necessidade de melhorar as relações bilaterais entre os Estados Unidos e a Rússia.”
O governo norte-americano ressalta que os líderes “discutiram ainda a necessidade de interromper a proliferação de armas estratégicas e se envolverão com outros para garantir a aplicação mais ampla possível”.
Zelensky vai à Finlândia depois de conversa com Trump
Além disso, Volodymyr Zelensky deve se reunir nesta quarta-feira, 19, com líderes dos Estados nórdicos em Helsinque, na Finlândia. No país, o ucraniano vai discutir o cessar-fogo com a Rússia.
Em comunicado, o presidente finlandês, Alexander Stubb, afirma que “as negociações oficiais no Palácio Presidencial se concentrarão no apoio da Finlândia à Ucrânia e nas medidas para acabar com a guerra de agressão da Rússia”.
Zelensky também deve se encontrar com Jussi Halla-aho, presidente do Parlamento da Finlândia, e com o primeiro-ministro Petteri Orpo.
+ Leia também: “Zelensky vai à Finlândia para discutir ‘trégua’ no Leste Europeu”