O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chamou para si os créditos pela campanha de vacinação contra a covid-19. Segundo o republicano, derrotado pelo democrata Joe Biden nas eleições do ano passado, o grande mérito pela compra dos imunizantes é do seu governo, e não do atual presidente.
Em entrevista à Fox Business, Trump acusou o infectologista Anthony Fauci, uma das maiores autoridades norte-americanas sobre o assunto, de ter subestimado o cronograma da vacinação. “De certa forma, eu sou o pai da vacina, porque fui eu quem o pressionei. Eu pressionei [o Departamento de Saúde] como nunca antes e é por isso que nós temos a vacina”, afirmou o ex-presidente.
Leia mais: “Agentes cumprem mandado de busca no apartamento de Rudy Giuliani”
Trump também criticou Biden por não lhe dar os créditos pelo sucesso da vacinação no país. “Tínhamos um ótimo sistema de distribuição e tudo o que eles [democratas] fizeram foi pegar que já tínhamos feito e fazer continuar funcionando”, disse. “Obviamente, são pessoas muito ingratas. Salvamos dezenas de milhões de vidas em todo o mundo. Se eu não fosse presidente, não teria vacina por três a cinco anos, no mínimo. Eu fiz isso em menos de nove meses. E isso é só por minha causa.”
Leia mais: “Trump pode criar ‘nova plataforma’ para voltar às redes sociais, diz assessor”
Essa é uma verdade absoluta. Acontece que, nos EUA, democratas se assemelham muito aos petistas. Ou seja, não passam de um monte de estrume.