publicidade
Mundo

Agentes cumprem mandado de busca no apartamento de Rudy Giuliani

Ex-advogado de Donald Trump e ex-prefeito de Nova York é suspeito de ter violado as leis norte-americanas de lobby em negócios na Ucrânia

Rudy Giuliani

Agentes federais dos Estados Unidos cumpriram nesta quarta-feira, 28, um mandado de busca no apartamento e no escritório de Rudolph Giuliani, ex-advogado de Donald Trump e ex-prefeito de Nova York. Segundo o jornal The New York Times, foram apreendidos alguns dispositivos eletrônicos.

Rudy Giuliani é suspeito de ter violado as leis do país referentes à prática de lobby ao fechar negócios na Ucrânia. Os investigadores apuram se o ex-advogado de Trump feriu a legislação ao supostamente pressionar o governo ucraniano para investigar o filho do então candidato à Presidência dos EUA Joe Biden, adversário do republicano nas eleições do ano passado.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Trump pode criar ‘nova plataforma’ para voltar às redes sociais, diz assessor”

Hunther Biden, filho do hoje presidente norte-americano, integrou o conselho administrativo da companhia de gás ucraniana Burisma. Em setembro de 2019, Trump foi acusado de tentar interferir junto ao governo da Ucrânia para que a investigação avançasse. A acusação levou à abertura de um processo de impeachment contra o então presidente, que escapou da cassação.

Leia também: “Com Trump fora da Casa Branca, imprensa dos EUA perde audiência”

Giuliani chegou a admitir que ele e seus associados trabalharam junto a promotores ucranianos na coleta de informações que poderiam beneficiar Trump. O que os investigadores querem saber é se o ex-prefeito de Nova York estava a serviço de autoridades ou empresas da Ucrânia.

Segundo a legislação dos EUA, a tentativa de fazer lobby em nome do governo norte-americano, a pedido ou sob orientação de um funcionário público estrangeiro, sem o conhecimento do Departamento de Justiça, é crime federal.

Com informações da CNN e de agências internacionais

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Alberto Garcia
    Alberto Garcia

    Alguém precisa avisar o FBI, que Giuliani não é o filho do Biden.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade