O drag queen Amadeus Fernando Pagente foi detido, nas Filipinas, por se vestir de Jesus Cristo e orar o Pai-Nosso durante uma performance.
Por sua polêmica apresentação, o homem de 33 anos responderá criminalmente por cometer “atos ofensivos” que envolviam cantar, dançar e rebolar ao som da música religiosa em meio ao público.
Saiba mais: “‘Ter fé é ter a coragem de levar a inteligência humana às suas últimas consequências'”
O show ocorreu em julho. Denúncias contra o artista começaram a surgir, desde então. Elas partiram principalmente de grupos cristãos, que se uniram para pedir mais respeito à sua fé; eles decidiram, portanto, acionar o Ministério Público.
O catolicismo é predominante no país asiático. Cerca de 80% da população seguem a religião.
‘Persona non grata’
Pagente passa a responder pelos crimes de “doutrinas imorais, publicações e exposições obscenas e shows indecentes”, de acordo com uma cópia do mandado de prisão que a polícia divulgou.
O drag queen, que responde pelo nome artístico de Pura Luka Vega, foi amplamente acusado de blasfêmia. Ele ainda recebeu do governo o título de persona non grata.
Atrás das grades, o performista concedeu entrevista à agência de notícias AFP e disse que “não fez nada de errado”. Ele também afirmou que sua prisão mostrou “o grau de homofobia” que existe nas Filipinas.
Antes de sua prisão, Pagente defendeu a atuação como “arte”, e não como crime.
Leia também: “Ditadura de Daniel Ortega prende mais um padre na Nicarágua”
O padre Jerome Secillano, da Conferência Episcopal das Filipinas, avaliou a performance do drag queen como “blasfêmia” e “realmente desrespeitosa”.
As Filipinas são, atualmente, o único país asiático onde o cristianismo predomina. Nas vizinhas Indonésia e Malásia, por exemplo, a maioria é muçulmana.
Não se deve zombar da religião dos outros.
Respeito é bom e todos nós gostamos.
Porque não foi nos outros países asiáticos, ficou com medinho? A banda ia tocar diferente, agradece por estar só preso.
A besta quer atacar a religiao das pessoas e depois vem alegar que sao homofobicos. Sao religiosos e querem que a religiao seja respeitada. Por que essa besta nao procura uma roupa e vai dançar fingindo que é o Profeta Maome? Aqui no interior profundo do Brasil curamos essa besta com uma boa surra de vara de goiabeira, ate as costas ficar mais mole que a barriga. Simples assim.