Draupadi Murmu, a líder dos Santhals, um dos maiores grupos tribais da Índia, foi eleita como a presidente do país nesta quinta-feira, 21. Ela garantiu 68% dos votos depois de uma votação no Parlamento e contou com o apoio do partido do atual primeiro-ministro Narendra Modi.
Aos 64 anos, Draupadi se torna o 15o presidente da Índia. A governante será a primeira pessoa indígena e a segunda mulher a ocupar o cargo de chefe de Estado do país. Ela vai suceder Ram Nath Kovind, cujo mandato termina em 24 de julho deste ano.
De raízes humildes, a próxima presidente do país promete um avanço nas garantias de vida de grupos tribais minoritários. No Twitter, o primeiro-ministro Narendra Modi reforçou a conquista do cargo e afirmou que Draupadi será “uma excelente presidente que liderará de frente e fortalecerá o desenvolvimento da Índia.”
India scripts history. At a time when 1.3 billion Indians are marking Azadi Ka Amrit Mahotsav, a daughter of India hailing from a tribal community born in a remote part of eastern India has been elected our President!
Congratulations to Smt. Droupadi Murmu Ji on this feat.
— Narendra Modi (@narendramodi) July 21, 2022
Grupos tribais do país asiático representam quase 9% da população, aproximadamente 100 milhões de pessoas. “Estou feliz que finalmente temos um presidente da comunidade indígena”, disse Nandini Sundar, professora de sociologia da Universidade de Delhi, para o jornal britânico The Independent. “Mas não acho que, como presidente, ela consiga reverter as políticas deste governo, que são muito anti-indígenas.”
Já começou mal, prometendo coisas que não pode cumprir. Presidente nesse sistema é apenas chefe de estado, não apita nada sobre políticas públicas, então vai prometer o que? Apesar disso, como não sou indiano, desejo-lhe um bom convívio com o primeiro-ministro Narendra Modi.