Em São Francisco, Califórnia, as drogas têm causado mais mortes que a covid-19. Foram 1.310 moradores mortos por overdose, somando os anos de 2020 e 2021. No mesmo período, o número de mortos com o coronavírus ficou pouco abaixo de 700.
De acordo com o jornal San Francisco Chronicole, as mortes por overdose teriam sido ainda maiores, não fosse pelo Narcan. O medicamento, que é usado cerca de 500 vezes por mês na cidade, tem evitado o aumento do número de mortes, por pessoas que abusam das drogas.
A maior parte das vítimas de overdose, quase três quartos, tinha fentanil no organismo. Uma substância de uso médico quase 100 vezes mais forte que a morfina e altamente viciante. Para tentar mitigar o problema com entorpecentes, a cidade gastou cerca de US$ 70 milhões no ano passado.
Entre janeiro e junho de 2022, as autoridades locais registraram 235 mortes de pacientes com o coronavírus. Ao mesmo tempo, 297 moradores morreram de overdose. Ou seja: as drogas continuam sendo um problema maior que covid-19 em São Francisco.
Pouco mais de 20% das vítimas moravam em Tenderloin, o bairro mais afetado, conforme os registros oficiais. Dos mortos, 24% não tinham endereço fixo. A substâncias mais encontradas foram fentanil e metanfetamina, de acordo com os relatórios locais.
A divulgação desses dados são importantes para os que defendem a legalização das drogas.
Progressistas governando.