Um navio-tanque químico foi atingido por um drone de ataque iraniano no Oceano Índico no último sábado, 23.
A informação foi divulgada por um oficial do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este é o sétimo ataque iraniano a navios comerciais confirmado desde 2021.
“O navio motor Chem Pluto, de bandeira liberiana, de propriedade japonesa e operado pela Holanda, foi atingido por volta das 10h, horário local, no Oceano Índico, a 200 milhas náuticas da costa da Índia, por um drone de ataque de única direção disparado pelo Irã”, disse o oficial em comunicado.
Não houve feridos no navio atacado pelo Irã
Um drone de ataque de única direção é programado para impactar seu alvo em vez de retornar à sua origem. “Nenhuma embarcação da Marinha dos EUA estava nas proximidades.” Ele também disse que o Comando Central Naval estava se comunicando com o navio atingido.
O navio tinha 21 membros da tripulação no momento do ataque, segundo a guarda costeira da Índia. Mas o oficial disse que “não houve vítimas” e que “um incêndio a bordo do navio foi extinto”.
Um navio de patrulha e uma aeronave de vigilância marítima foram enviados pela guarda costeira quando conseguiram estabelecer comunicação com o navio.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
O MV Chem Pluto começou a se dirigir para Mumbai, na Índia, depois de uma avaliação de danos e reparos em seus sistemas de geração de energia, ainda segundo a guarda costeira.
O navio havia partido da Arábia Saudita em 19 de dezembro e tinha previsão de chegar à cidade portuária de Mangalore, no sudoeste da índia, em 25 de dezembro.
O ataque no Oceano Índico ocorre enquanto os terroristas houthis, apoiados pelo Irã no Iêmen, lançam mais de 100 ataques contra cerca de uma dúzia de navios comerciais e mercantes que passam pelo Mar Vermelho nas últimas quatro semanas, de acordo com a CNN Brasil.
Leia também: “Por causa de ataques dos houthis, EUA vão criar coalizão por corredor seguro no Mar Vermelho”
O Houthi é um grupo que chegou a ser reconhecido como terrorista pelos Estados Unidos, decisão revertida quando Biden assumiu a presidência do país.
Em 2003, por causa da influência dos terroristas do Hezbollah, do Líbano, os houthis adotaram o slogan oficial: “Alá é o maior, morte à América, morte a Israel, uma maldição sobre os judeus, vitória ao Islã .”
Atacar um navio, provavelmente um navio-tanque cheio de produtos químicos, poderia ter causado um grande acidente ambiental. Bando de irresponsáveis.
Problema é que os desenvolvidos tem q ajudar os pobres na educação e não na guerra. Abrir canal de trabalho para imigrantes. Enquanto países como Venezuela, Argentina e agora o Brasil produz uma sociedade socialmente dependentes do Estado , no Irã, Palestina etc produz jovens revoltados e terroristas. Seus líderes sao corruptos e covardes em palácios no Catar etc . Por aqui tb protegidos por gordas verbas a Forças Armafas , Justiça etc