Os Estados Unidos estão colaborando com Israel na busca pelos reféns do Hamas, em Gaza, através de veículos aéreos não tripulados de alta tecnologia. Ao menos seis drones, modelos MQ-9 Reaper, estão sobrevoando a região da palestina, controlados pelos militares norte-americanos.
O controle dos veículos é feito por pilotos das Forças Aéreas dos EUA e operados remotamente a longas distâncias.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A confirmação foi feita na sexta-feira 3, depois de relatos de que aeronaves não identificadas foram detectadas por serviços de rastreamento de voos de código aberto, sobre a Faixa de Gaza. O governo norte-americano, porém, não informou quando começaram a usar os drones.
Os voos dos veículos aéreos não tripulados foram divulgados, pela primeira vez, pelo jornal The New York Times. O esforço norte-americano para ajudar Israel a localizar as vítimas inclui a presença das Forças de Operações Especiais dos EUA, fornecendo planejamento e apoio de Inteligência aos militares israelenses.
O número de reféns ainda em poder dos terroristas do Hamas é estimado em 240 pessoas. O governo do EUA acredita que os dez norte-americanos desaparecidos nos ataques de 7 de outubro possam estar entre eles.
Como funcionam os drones MQ-9 Reaper
Os drones MQ-9 foram desenvolvidos pela empresa militar norte-americana General Atomics Aeronautical Systems, primeiramente para uso exclusivo dos EUA.
Os modelos Reapers são os maiores, mais pesados e mais capazes drones em uso. E considerados os mais “temidos” no mundo. Eles têm cerca de 10 metros de comprimento e aproximadamente 20 metros de largura, podendo atingir uma altitude de mais de 15 mil metros e um alcance de 1.850 km.
Leia também: “Israel afirma que só fará cessar-fogo se Hamas liberar os reféns”
Se configurados em modo leve, sem armas, os drones têm autonomia de até 30 horas. Com carregamento completo de bombas e mísseis, eles podem chegar a 14 horas de voo.
Os drones que estão sendo usados na busca por reféns em Gaza são desarmados. Quando armados, operados por terra, os mísseis lançados pelos MQ-9 levam 30 segundos para atingir o alvo.
Leia também: “Terroristas do Hamas mantém como reféns 30 crianças israelenses”