publicidade
Mundo

Dubai pode ter 'bairro aéreo' a 500 metros do chão

Construção estaria ao redor do maior prédio do mundo

bairro aéreo
Ilustração do Downtown Circle | Foto: Foto: Reprodução/Global Design News/ZNera Space

O escritório de arquitetura ZNera propôs erguer uma construção circular a 500 metros (m) do chão, como um “bairro aéreo”, ao redor do prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa (830 m), em Dubai. Batizado de Downtown Circle, o projeto conta com cinco andares e foi apresentado pela primeira vez em agosto de 2022.

De acordo com o ZNera, o objetivo do Downtown Circle é solucionar o dilema de construir densamente em Dubai e manter a habitabilidade para a população. “A megaestrutura proposta de 550 metros de altura oferece uma alternativa aos arranha-céus singulares e desconectados encontrados na maioria das áreas metropolitanas”, escreveu a empresa em seu Instagram.

Receba nossas atualizações

Por enquanto, a construção é apenas um projeto. Em entrevista à CNN, os arquitetos responsáveis pela ideia do círculo suspenso, Najmus Chowdry e Nils Remess, disseram que o Downtown Circle busca fundos para ser viabilizado.

Ilustração do interior do Downtown Circle | Foto: Reprodução/Global Design News/ZNera Space
Ilustração de como seria o bairro aéreo | Foto: Reprodução/Global Design News/ZNera Space

Como seria o bairro aéreo

O projeto abriga moradias, áreas comerciais e corporativas e espaços culturais em uma circunferência que mede 3 quilômetros. A construção tem como área central o Skypark, uma área verde que conecta os cinco andares da estrutura, com pântanos, cachoeiras, vegetação tropical e diversas floras.

O bairro teria áreas para captação de água da chuva, energia solar e um sistema de armazenamento de carbono e filtragem de poluentes do ar como parte do ecossistema urbano. O Downtown Circle possuiu “persianas externas”, com um desempenho planejado para se adaptar conforme a orientação solar e a sombra própria do edifício devido à sua geometria.

Para o deslocamento interno, a construção teria várias embarcações suspensas, como cápsulas em uma rede ferroviária acoplada na parte inferior da edificação, que transportariam passageiros de uma ponta à outra.

Leia Mais

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.