Na terça-feira 1°, o dublador brasileiro do Wolverine, Isaac Bardavid, morreu aos 90 anos em Niterói, Rio de Janeiro. O ator ficou conhecido por dar voz a um dos personagens mais importantes dos X-Men, tanto nos desenhos animados quanto nos filmes interpretados por Hugh Jackman.
Isaac Bardavid deu entrada em um hospital da cidade na quinta-feira 27, para tratar um enfisema pulmonar, mas acabou não resistindo.
“O quadro hospitalar do Isaac estava bom, controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo, mesmo entubado. O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e, por conta disso, o coração falhou”, informou a família, em uma publicação da rede social. “Os médicos tentaram uma reanimação, mas o corpo já estava muito cansado.”
Hugh Jackman, intérprete do Wolverine por quase 20 anos, também lamentou a morte do ator. “Isaac Bardavid que lenda. Que vida e legado. Que voz! Descanse bem meu amigo.”
Issac Bardavid. What a legend. What a life and legacy. What a voice! #Wolverine #Logan Rest well my friend. 🇧🇷 pic.twitter.com/iUXf3P89Rw
— Hugh Jackman (@RealHughJackman) February 2, 2022
Além de dublador do Wolverine
Isaac Bardavid também trabalhou como dublador nos filmes: A Hora do Pesadelo (Freddy Krueger), Superman – O Filme (Jor-El) e Star Wars (Obi-Wan Kenobi). Além disso, o ator participou de diversas novelas e produções para televisão, como O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, A Viagem e A Padroeira.