O presidente do país fez o anúncio em pronunciamento transmitido pela imprensa local
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou que as forças policiais atirem naqueles que descumprirem a quarentena em razão da pandemia de coronavírus. O país já possui 2.633 casos confirmados, com 107 mortes.
O anúncio aconteceu em um pronunciamento na noite de ontem, dia 1°: “Não vou hesitar. Minhas ordens para os policiais e para as forças militares são de que, nos distritos em que acontecerem problemas, atirem nas pessoas”. E o presidente concluiu: “Você entendeu? Morto. Em vez de causar problemas, eu vou mandá-lo para a cova”.
De acordo com a RT, o discurso aconteceu poucas horas depois de 21 moradores de Quenzon — na maioria funcionários de fábricas que não estão podendo trabalhar — serem presos por protestar sem permissão, desrespeitando as ordens de distanciamento social.
A ilha de Luzon, a mais populosa do país do sudeste da Ásia, com 57 milhões de habitantes, está em quarentena total, só sendo permitido sair de casa para a compra de alimentos, remédios e outros itens essenciais.