Arqueólogos da Universidade de Leicester descobriram o que pode ser um santuário romano enterrado sob um antigo cemitério perto da Catedral de Leicester, na Inglaterra. Segundo o canal britânico BBC, a catedral foi fechada no ano passado para permitir a construção de um centro para visitantes e aprendizagem.
Durante a escavação, a equipe arqueológica encontrou um suposto santuário romano, com uma base de altar quebrada, próxima da parede externa da catedral. Os pesquisadores acreditam que a descoberta faça parte de um santuário para um deus como Mitra, Dionísio ou Isis, mas ainda faltam testes.
Archaeologists believe they may have found a Roman shrine buried next to Leicester Cathedral – the discovery would be the first of its kind in the city.
Read more: https://t.co/xraAQSqDQ6 pic.twitter.com/ZskDB3wA43
— ITV News Central (@ITVCentral) March 7, 2023
A equipe diz que a escavação deu uma “quantidade notável de informações arqueológicas” a eles e que os ajudam a “contar a história de Leicester”. Desde o Natal, os cientistas relataram que escavam a área com foco na arqueologia romana. Além disso, a equipe sugere que o local pode esconder uma herança sacra de há dois mil anos.
Relacionadas
Características do santuário romano
Os arqueólogos explicam que o templo “semi-subterrâneo” foi bem construído, com paredes de pedra pintada e piso de concreto — a mais de 3 metros no subsolo.
“A sala rebaixada foi provavelmente construída no século II d.C. e era acessada no canto sudoeste por meio de uma passagem externa”, afirmam os pesquisadores, conforme o site de notícias itv. “Tinha paredes de madeira e piso de laje.”
O santuário foi desmontado e preenchido, provavelmente no final do século III ou IV, e dentro do espaço, “quebrado e de bruços no meio dos escombros”, os cientistas encontraram a base para uma pedra de altar.
No local, os pesquisadores também encontraram moedas romanas dos séculos I e IV, um grampo romano, restos de um broche e fragmentos de um vaso gaulês com representações de um gladiador.