Na segunda-feira 25, moradores de todas as regiões do Brasil poderão observar um fenômeno astronômico curioso: um eclipse lunar penumbral. Em comparação aos eclipses parcial e total, o elipse penumbral é mais difícil de ser percebido, quando o brilho da lua sofre uma ligeira diminuição durante a madrugada.
No Brasil, o elipse poderá ser observado do início ao fim. Confira abaixo os horários de observação do fenômeno em São Paulo, que poderá ser visto aproximadamente no mesmo horário nas demais regiões do país:
- 01:53:16 — Início do eclipse penumbral;
- 04:12:51 — Ápice do fenômeno;
- 06:07:50 — Pôr da Lua, fim da possibilidade de observar o evento.
O que é um eclipse lunar penumbral?
Nesse evento astronômico, o Sol, a Terra e a Lua estão quase alinhados, porém, não totalmente. O alinhamento ligeiramente incerto faz com que a Lua entre na região de penumbra, que é uma sombra mais fraca projetada pela Terra. Por ser tênue, esta sombra não consegue esconder completamente o brilho do nosso satélite natural.
Uma vez que a Lua esteja bem distante da Terra (em relação ao alinhamento), a sombra terrestre projeta bordas difusas. A depender do alinhamento entre os corpos celestes, o satélite natural da Terra pode ingressar na zona da umbra (que é a porção mais escura da sombra, capaz de bloquear a maior parte da luz solar) e assim formar um eclipse total — ou somente atravessar a penumbra.
Depois de ingressar na região da penumbra, a Lua não pode mais receber a totalidade da luz solar, embora permaneça consideravelmente iluminada pela estrela do nosso sistema. Muitas pessoas podem passar sem perceber que um eclipse está ocorrendo.
+Leia mais notícias do Mundo em Oeste.
Porém, aqueles informados sobre o evento astronômico provavelmente terão condições de notar a diferença em relação à Lua cheia fora do campo do eclipse. Os astrônomos informam que na segunda-feira 25 será noite de Lua Cheia — assim como acontece em todos os eclipses lunares.
O sol, a terra e a lua estao alinhados, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK seguimos com o teatro da nasa. Interessante que um aviao quanto mais alto esta a temperatura vai baixando, deveria ser o oposto, quanto mais perto do sol mais calor. Massssssssssssssssssss nao é assim.