Os brasileiros terão a oportunidade de observar neste sábado, 14, o eclipse anular do Sol, causado pelo alinhamento da Terra, da Lua e do Sol. Esse notável evento astronômico possibilita a sobreposição da Lua sobre o Sol, criando um “anel de fogo” ao redor da silhueta da Lua.
Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, será possível observar o eclipse solar de forma completa, enquanto nas demais partes do território nacional, ele será visível de maneira parcial.
+ ‘Saúde agora…’ Analfabetismo dobrou no Brasil pós-pandemia
A faixa de anularidade, onde o eclipse solar será completo, inclui os seguintes Estados brasileiros:
- Amazonas
- Pará
- Tocantins
- Maranhão
- Piauí
- Ceará
- Pernambuco
- Paraíba
- Rio Grande do Norte
No entanto, entre as capitais desses estados, apenas Natal e João Pessoa terão visibilidade do eclipse solar anular completo. No restante do país, o fenômeno será observado de forma parcial.
![Eclipse solar parcial](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2022/01/1503350894-295169478-810x471-1.jpg)
+ A laranja é uma forte aliada no combate à depressão
Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizará a transmissão do eclipse em um evento virtual intitulado “O Céu em sua Casa: Observação Remota”. Essa opção oferece às pessoas a oportunidade de acompanhar o fenômeno com segurança.
É fundamental ressaltar que nunca se deve olhar diretamente para o Sol sem a proteção adequada. A observação de um eclipse solar requer o uso de óculos de proteção solar específicos.
+ Manaus é coberta de fumaça de queimadas pelo segundo dia consecutivo
A transmissão virtual terá início às 11h30 da manhã (horário de Brasília) quando o eclipse anular estiver começando na costa oeste dos Estados Unidos, e continuará a acompanhar todo o seu percurso até seu término na costa leste do Brasil, previsto para por volta das 17h30.
Leia também: “Exportações e importações na China recuam 6,2% em setembro”
Pessoal vcs precisam separar no audio por temas….
Esta misturado assunto de Eclipse com Laranja e exportação.
Coloca separado… melhor mais organizado…. melhor para processar a informação…Tirando isso estao fazendo um excelente trabalho.