Imagine viajar para um dos países mais antigos do mundo e ser proibido de fotografar seus principais pontos turísticos. Felizmente, essa realidade não faz mais parte da política do Egito. Agora, visitantes e moradores não precisam mais pedir licenças para tirar fotos em áreas consideradas “públicas.”
Em um comunicado divulgado na quarta-feira 20, o Ministério do Turismo do Egito anunciou que a fotografia amadora de espaços públicos do país agora é permitida. A nova medida presume “novos regulamentos que regem a fotografia, para uso pessoal” tanto para residentes egípcios quanto para turistas. “Tirar fotos usando todos os tipos de câmeras tradicionais, câmeras digitais e câmeras de vídeo será permitido gratuitamente. Nenhuma licença precisa ser obtida antes”, afirmou.
Nos últimos meses, influenciadores digitais estrangeiros que viajaram para o país do continente africano chamaram a atenção na internet depois de publicarem vídeos que mostram as autoridades egípcias impedindo turistas de tirarem fotos e filmarem locais turísticos. Nos registros, eles também tiveram seus equipamentos de câmera confiscados.
Apesar do avanço, cidadãos egípcios e turistas estrangeiros ainda estão proibidos de fotografar crianças e áreas comerciais, mesmo que haja uma permissão das autoridades locais. No comunicado, o Ministério do Turismo também reforçou que “é totalmente proibido tirar ou compartilhar fotografias de cenas que possam, de uma forma ou de outra, prejudicar a imagem do país.”
De acordo com o jornal britânico The Guardian, a flexibilização da lei por ajudar o setor de turismo do Egito, que gera uma renda de mais de 10% para o PIB e emprega aproximadamente dois milhões de pessoas.