A eleição, marcada originalmente para 10 de maio, foi adiada em razão da pandemia do coronavírus
O governo da Polônia anunciou que a eleição presidencial, que foi adiada em razão da pandemia, foi marcada para o dia 28 de junho, uma quarta-feira.
O país entrou em uma crise política após o governo cancelar a eleição marcada para o dia 10 de maio dias antes. O planejamento da nova data causou desgaste entre o governo e as principais forças de oposição.
“Estou muito satisfeita de anunciar que finalmente poderemos escolher o chefe do Estado”, afirmou a presidente da câmara baixa do parlamento do país em um pronunciamento onde a nova data foi anunciada.
Veja também: “Polônia deve restringir ainda mais o aborto”
O conservador PiS, que apoia o atual presidente e favorito, Andrzej Duda, está vendo os seus números caírem nos últimos dias, o que pode causar dificuldades para o atual governo. A economia polonesa está sendo muito afetada pelas consequências econômicas da pandemia, informa a agência de notícias Reuters.
O PiS , que possui uma maioria frágil no parlamento, precisa do apoio do presidente para avançar nas suas políticas conservadoras, especialmente a reforma da justiça.