Eleições no Peru: candidata da direita lidera disputa presidencial

Já foram apuradas 86% das urnas
-Publicidade-
A candidata da direita Keiko Fujimori
A candidata da direita Keiko Fujimori | Foto: Naldy Gomez/Estadão Conteúdo

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais publicou nesta segunda-feira, 7, um resultado parcial da disputa pelo Poder Executivo no Peru. Com mais de 86% dos votos apurados, a candidata da direita Keiko Fujimori lidera com 50,8%, contra 49,2% de Pedro Castillo, da extrema esquerda.

Conforme a “Justiça Eleitoral” daquele país, o resultado oficial tem até a quarta-feira desta semana para ser publicado. O vencedor terá de lidar com a divisão política e uma situação econômica complicada, acentuada pela queda do então presidente Pedro Pablo Kuczynski em 2018, alvo da Lava Jato.

-Publicidade-

Pedro Castillo

Castillo é a favor de que o Estado assuma papel mais ativo na economia. Entre suas propostas está dedicar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para agronegócios. O candidato da esquerda promete, ainda, melhorar o sistema de aposentadorias e fala em criar um sistema único de saúde. O líder do Peru Livre se mostra conservador, contudo, nas chamadas pautas de costume. Ele é contra a legalização do aborto, da eutanásia e da união entre pessoas do mesmo sexo.

Keiko Fujimori

Keiko, candidata pela terceira vez, carrega a bagagem do pai, Alberto, que governou o Peru de 1990 a 2000. A representante da direita peruana defende a manutenção do livre comércio e medidas que aumentem o investimento externo no país. De acordo com a integrante do Força Popular, a recuperação econômica do Peru no pós-pandemia virá por meio da manutenção de empregos. Ela prometeu pagar auxílios às famílias das vítimas da covid-19 e conceder empréstimos a pequenas empresas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.