No Parque Florestal de Zhangjiajie, na China, está o elevador de vidro ao ar livre mais alto do mundo. Ele oferece aos turistas uma vista que inspirou o diretor James Cameron a produzir as paisagens do filme Avatar (2009).
Ao longo de seus 326 metros de altura, o Bailong (“Cem dragões”, em chinês) exibe paisagens naturais encantadoras. O monumento foi inaugurado em 2002 por um preço de 180 milhões iuanes (cerca de R$ 134 milhões). Desde 2015, o elevador é reconhecido pelo Guinness World Records — o livro de recordes mundiais, como o mais alto.
O Bailong está localizado na província de Hunan, conhecida pelas montanhas majestosas, consagradas como patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1992.
“Uma das razões pelas quais vim aqui é porque este lugar inspirou ‘Avatar’. Gostamos muito do filme e este lugar é maravilhoso”, afirmou Qiao Ke, um turista de 45 anos acompanhado da família, para a CNN Internacional.
A subida até o topo dura 88 segundos. As três cabines panorâmicas se movem a uma velocidade que pode chegar a cinco metros por segundo, o que é equivalente a 18 quilômetros por hora. “É super-rápido”, detalha Jin Shihao, outro turista que se aventurou no elevador.
O passeio custa em média 125 iuanes (aproximadamente R$ 100). Além de abrigar o elevador gigante, o Parque Florestal de Zhangjiajie instalou o bungee jump (esporte radical de salto com os tornozelos ou cintura presos a uma corda elástica) mais alto do mundo.