O bilionário Elon Musk doou cerca de US$ 6 bilhões em ações da Tesla para a caridade, informou a agência de notícias Bloomberg nesta terça-feira, 15. É uma das maiores doações filantrópicas da História.
De acordo com documento divulgado pela Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil, Musk doou mais de 5 milhões de ações da fabricante de carros elétricos entre 19 e 29 de novembro de 2021. O destinatário das doações não foi especificado, assim como o fundo envolvido na transação.
Quase um mês antes da doação, o bilionário sugeriu que venderia parte de suas ações na Tesla caso a Organização das Nações Unidas (ONU) provasse que US$ 6 bilhões ajudariam a resolver o problema da fome no mundo. A iniciativa atendeu aos anseios do líder do Programa Mundial de Alimentos (PAM), David Beasley, que pedira, na véspera, que os bilionários intensificassem as doações.
If WFP can describe on this Twitter thread exactly how $6B will solve world hunger, I will sell Tesla stock right now and do it.
— Elon Musk (@elonmusk) October 31, 2021
Grande parte da riqueza de Musk está concentrada na Tesla, que ultrapassou a Toyota como a montadora mais valiosa do mundo. A fabricante de carros elétricos se juntou a um seleto grupo de empresas com valor de mercado de trilhões de dólares.
O bilionário tem uma fundação que leva seu nome. Nos últimos anos, a instituição se tornou mais ativa, com doações que chegam a oito dígitos.
Leia mais: “O empreendedor mais arrojado do mundo”, artigo de Dagomir Marquezi publicada na Edição 39 da Revista Oeste