Descontente principalmente com a influência negativa da cultura woke no desenvolvimento de seus negócios na Califórnia, o empresário Elon Musk optou por migrar para o Estado do Texas. A mudança da costa leste para o sul dos Estados Unidos inclui primeiramente a construção de escritórios, armazéns e fábricas em um número crescente de condados do Estado. Mas não é só isso: Musk quer criar a própria cidade.
O bilionário sul-africano já expressou seu desejo de construir um novo lugar que espera chamar de “Starbase”, uma espécie de “Musklândia”. Seria no litoral do sul do Texas, onde sua empresa de foguetes, SpaceX, funciona. Por anos, o plano parecia não avançar, em parte porque a criação de um novo município no Estado exige um número mínimo de moradores. Logo, exige também o apoio da maioria dos eleitores.
Musk: a caminho da eleição
No entanto, durante esse período de projeto, funcionários da SpaceX passaram a ocupar casas reformadas de meados do século e habitações temporárias, informa o jornal O Globo. Entre elas, trailers instalados próximos dos foguetes da empresa. Vivendo ao redor dos escritórios e do local de lançamento, os profissionais deram agora o primeiro passo importante para incorporar uma cidade, reunindo assinaturas e apresentando uma petição oficial para realizar uma eleição.
O documento foi parar nas mãos das principais autoridades do Condado de Cameron. Também chegou à redação do jornal The New York Times por meio de um pedido de registros públicos. O conteúdo revela os primeiros detalhes sobre o tamanho e o funcionamento da nova cidade que Musk e sua empresa planejam.
Se o condado autorizar, a eleição permitirá aos eleitores escolher uma chapa com três novos representantes da cidade, incluindo o primeiro prefeito. A petição sugere que o cargo seja de Gunnar Milburn, gerente de segurança da SpaceX.
“Essa é uma situação muito única”, disse Alan Bojorquez, advogado especializado em ajudar grupos de residentes do Texas no processo de incorporação de novas cidades. Ele diz nunca ter ajudado uma empresa com planos de que os próprios funcionários formassem um município.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste