A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, formalizou neste sábado, 21, seu apoio a Armin Laschet, líder e candidato de seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), para sucedê-la no comando do país. O anúncio foi feito durante ato de campanha da legenda em Berlim.
As eleições no país estão programadas para o dia 26 de setembro. Esta foi a primeira declaração pública de apoio de Merkel a Laschet desde que ele foi escolhido pelo partido para se candidatar à sucessão da chanceler alemã.
“Sempre foi importante para ele [Laschet] colocar a dignidade individual e inalienável no centro de tudo. Estou profundamente convencida de que é justamente com esta atitude que servirá aos alemães como chanceler”, afirmou Merkel em um evento que contou com a presença de cerca de 100 pessoas.
Leia também: “Em última visita à Rússia como chanceler, Merkel pede libertação de Navalny”
Laschet é presidente da CDU desde janeiro e defensor da continuidade da política adotada por Merkel. A primeira-ministra da Alemanha governa o país há mais de 15 anos, desde o fim de 2005. Ela está em seu quarto mandato consecutivo.
Na segunda-feira 23, está programado um novo encontro entre Merkel e Laschet, em um evento de celebração dos 75 anos de fundação da Renânia do Norte-Vestfália, o Estado mais populoso do país — e governado pelo próprio Laschet há quatro anos.
Leia também: “Merkel libera 400 milhões de euros para regiões afetadas por enchentes”