No domingo 11, milhares saíram às ruas de várias cidades cubanas para pedir o fim do regime de extrema esquerda. Aos gritos de “abaixo a ditadura” e “liberdade”, os manifestantes protestaram contra os sucessivos lockdowns, a falta de remédios e de comida. Em rede nacional, o primeiro-secretário do Partido Comunista do país, Miguel Díaz-Canel, acusou os Estados Unidos de serem os organizadores dos protestos.
“Estamos convocando todos os revolucionários, todos os comunistas, a irem às ruas onde existirem esforços para produzir essas provocações”, anunciou Díaz-Canel, na TV. As agências de notícias Reuters e AFP afirmaram que os militares reprimiram pessoas na capital Havana, com spray de pimenta e cassetetes. Houve prisões, brigas e tumultos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram carros revirados naquela cidade.
As manifestações começaram no povoado de San Antonio de los Baños, um pequeno município rural da província de Artemisa, vizinha de Havana, com cerca de 50 mil habitantes, e se espalharam. Protestos em Cuba são raros, porque as pessoas são proibidas de falar qualquer coisa negativa sobre o governo.
Veja imagens
Jóvenes que marchan por La Habana gritan consignas en contra del dictador Miguel Díaz-Canel y por la libertad de Cuba https://t.co/FSRYVROtpp pic.twitter.com/WInNUwbnxo
— Monitoreamos (@monitoreamos) July 11, 2021
Guantánamo también se sumó a las protestas de este domingo en Cuba https://t.co/6ZMn7cK1T6 pic.twitter.com/1xtZtC9YKj
— Monitoreamos (@monitoreamos) July 11, 2021
Ver essa foto no Instagram
Habitantes de la localidad de Santa Clara también se suman a las protestas de este domingo en Cuba https://t.co/FSRYVROtpp pic.twitter.com/qBsIwTsDTw
— Monitoreamos (@monitoreamos) July 11, 2021
Manifestantes en Cuba enfrentaron la represión de las fuerzas del régimen de Miguel Díaz-Canel https://t.co/j1NVw1gamL pic.twitter.com/047cULszZM
— Monitoreamos (@monitoreamos) July 12, 2021
Ver essa foto no Instagram
Leia também: “A tolerância repressiva de Herbert Marcuse”, artigo de Theodore Dalrymple publicado na Edição 68 da Revista Oeste
De recordar que Cuba até a chegada de Fidel Castro ao poder, gozava de uma economia subserviente aos interesses estadunidenses (resultado da guerra hispano-americana), e a corrupção de Fulgencio Bautista foi uma das piores do continente americano (muito pior do que no Brasil). No entanto, o embargo econômico dos EUA causou sequelas indeléveis à economia do país, que somada à ditadura dos dois irmãos Castro e de Días-Canel saturou o povo cubano. É hora de mudanças: democracia, economia mais livre e melhores relações com os EUA (já retomadas mas extremecidas com Donald Trump).
E como siempre “los imperialistas de los EUA” som los responsabiles de de fomento de las manifestaciones.
Só morrendo de rir. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que os bons ventos da liberdade cheguem com força à ilha caribenha e expulse de vez toda a corja comunista.
Como Antonio Neves disse acima, será que o Molusco e FHC vão se unir aos manifestantes em nome da “democracia”?
Agora sim, o Lula e FHC deveriam visitar Cuba e marcar presença nessas manifestações populares.
CEDO OU TARDE O POVO DESPERTA…. NA SEQUENCIA VIRIA VENEZUELA, NICARAGUA, ARGENTINA,BOLIVIA ETC AGORA ENTENDERAM A IMPORTANCIA DO POVO TER ACESO A ARMAS???
Ditadura do bem
Graças a Deus, o mundo lentamente começa a acordar!!!
E aqui no Brasil, tem muita gente querendo que nós durmamos!
Poxa, tanto canalha aqui q eu já sugeri que fosse para Cuba ao invés de destruir o Brasil, xiii não dá mais. Agora o incrível é que até os militares de Cuba parecem ser mais direitos do que os nossos, que só assistem o nosso país perdendo a ordem e sendo comandado por bandidos que desrespeitam as urnas.
Cuba pode ser uma ilha rica com turismo, cana de açúcar e outros produtos, além de uma medicina popular bem organizada e dar muito conforto ao seu povo e insiste nesta idiotice de manter um regime falido que nem a Rússia tem mais!
Essa revolta é culpa do Bolsonaro, onde já se viu gente tão feliz e livre e vivem onde tem democracia até demais.
Que gente ingrata!!!
Tomara que os jovens cubanos acordem da letargia, da preguiça, da submissão e da falta de liberdade. Povo que se submete fica dócil e se vende por qualquer esmola.
Paulo Boldrin, acho que o Aziz e o Calheiros vao enviar pedido a Rosa Weber para dar 2 dias ao governo JMB para explicar essa revolta em Cuba. Onde já se viu….
Não há sofrimento que perdure p sempre. Um dia essa barbárie que acomete os Cubanos sucumbiria. mesmo a despeito dos moluscos da vida que apoiam esses tiranos.
É o povo cubano finalmente acordando à procura da liberdade merecida, tolhida há tantos anos.
Cuba – o pais dos CANALHAS comunistas/Socialistas….acorda Brasil!!!! e vamos evitar a desgraça chegar em nossa nação!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Desde a revolução comunista de 1.988 vimos sendo enganados por um socialismo de cátedra, à lá representantes como FHC.
Um comunista é sempre mais estúpido, e não menos traiçoeiro que um psolista.
Que Deus tenha misericórdia e liberte Cuba da escravidão!
COMUNISMO = MISÉRIA = VIOLÊNCIA
Tá na hora de acabar com o FÓRUM DE SÃO PAULO.
Então os protestos não foram apenas em La Habana e sim em toda a ilha! Pelo tipo de viatura policial que aparece em um dos vídeos, vai ser difícil controlar essa turma aí, por falta de apetrechos. Mais uma prova que esses regimens não tem futuro algum mas essa turma de esquerdistas são um bando de autistas, incapazes de interpretar a realidade ou são apenas um bando de vagabundos.
Só fazendo uma pequena correção! Autistas interpretam sim. O autismo pode se apresentar de várias maneiras com níveis de cognição diferente entre indivíduos. O que esses comunistas são mesmo é bandidos tiranos e safados.
Eles são alienados e não autistas que é uma doença que deve ser respeitada.