O Egito fez neste sábado 3 um grande desfile pelas ruas do Cairo para transportar múmias de faraós. O comboio levou 18 reis e 4 rainhas do Museu Egípcio, na praça Tahrir, para o Museu Nacional da Civilização, que fica a cerca de 5 quilômetros de distância.
Para garantir proteção, as 22 múmias foram colocadas em cápsulas especiais, preenchidas com nitrogênio. Os veículos também passaram por adaptações para poder fazer o transporte dos artefatos com estabilidade. As peças foram transportadas pelas ruas que margeiam o rio Nilo.
Leia mais: “Europeus planejam ‘turismo da vacina’ na Rússia”
Um dos objetivos do evento foi despertar o interesse dos turistas pelas antiguidades do país. Por causa das restrições impostas pela covid-19, o turismo no Egito foi quase todo interrompido.
Essas múmias foram descobertas em 1871, em dois sítios arqueológicos. Entre elas estão a de Ramsés II, Seti I, e Ahmose-Nefertari.
Redes Sociais
Nas redes sociais há textos que relacionam o bloqueio do Canal de Suez e duas tragédias recentes no país (um acidente de trem e um incêndio) à “maldição dos faraós”.
Levem essas múmias do nosso stf que vai fazer sucesso.