Em ‘Dia da Vitória’, Putin culpa Otan por guerra na Ucrânia

O presidente russo condenou o que chamou de 'ameaças externas'
-Publicidade-
Vladimir Putin fez o discurso de abertura do desfile na Praça Vermelha
Vladimir Putin fez o discurso de abertura do desfile na Praça Vermelha | Foto: Divulgação

O presidente russo, Vladimir Putin, participou nesta segunda-feira, 9, das comemorações para celebrar o 77º Dia da Vitória, data que marca a derrota dos alemães na Rússia. O discurso chamou a atenção dos países do Ocidente, que esperavam um anúncio de escalada na guerra da Ucrânia. No entanto, Putin não fez nenhum novo anúncio.

No discurso de abertura, o presidente russo comparou a trajetória de suas tropas na invasão à Ucrânia à vitória de seu país sobre a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Dirigindo-se a centenas de militares na Praça Vermelha, Putin condenou o que chamou de ameaças externas para enfraquecer e dividir a Rússia e repetiu os argumentos que usou para justificar sua invasão — que a Otan estava criando ameaças às suas fronteiras.

-Publicidade-

“Defender a pátria quando seu destino está sendo decidido sempre foi sagrado”, disse ele. “Hoje você está lutando por nosso povo em Donbass, pela segurança da Rússia, nossa pátria.”

Desfile militar durante o ‘Dia da Vitória”, comemorado pela Rússia nesta segunda-feira, 9 | Foto: Divulgação

Em 11 minutos de discurso, no entanto, Putin não mencionou a Ucrânia pelo nome, não fez nenhuma avaliação do progresso na guerra e não deu nenhuma indicação de quanto tempo poderia continuar.

“A Rússia deu uma resposta preventiva à agressão, com uma decisão forçada e soberana. A operação militar especial era necessária e foi a decisão certa na hora certa”, declarou Putin.

Também não houve menção à batalha por Mariupol, a cidade no sul da Ucrânia que Moscou afirma ter conquistado, mas onde soldados ucranianos resistem no complexo metalúrgico de Azovstal.

Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, texto publicado na edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

11 comentários Ver comentários

  1. A culpa do fracasso russo na invasão da Ucrânia é a sua própria incompetência militar em estratégia, tática e logística. E não terá a seu favor o General Inverno, que ficará neutro nessa guerra. Subestimaram a capacidade de resistência de um povo que luta contra invasores de sua terra. Não esperavam uma resposta firme do resto do mundo.
    O pequeno Hitler russo está sacrificando milhares de jovens de uma população velha, com baixíssimo índice de fertilidade, que não sabem porque estão lutando e morrendo.
    Sua loucura vai ter consequências ruins para o povo russo durante décadas, ou até sua destruição completa se apelar para armas nucleares.

  2. O Brasil não tem poder de reação como a Rússia tem.
    Aliás se não fosse a Rússia com certeza os lacrons da vida já estariam na amazônia com seus militares. Suas ongs já estão instaladas na amazônia.

  3. Vamos parar de cair em FAKES NEWS do Ocidente..de nós mesmo.
    Esse ALERTA é para tentarmos evitar uma guerra nuclear. NÂO SEJAM crédulos ou paga pau, passadores de pano para os Anglo Saxões.
    Se MESMO assim, após todas esses fatos coerentes, vocês continuarem a acreditar nesse governo mainstream Norte Américano/Ingles e holdandes…OLHEM bem nos olhos de filho e netos, enfim das pessoas que amam …e peçam PERDÃO pelo futuro que essas terão, pois será nuclear.

    A OTAN, na figura dos eternos xerifes do mundo há 400 anos, Holandes, Ingles e hj USA, há tempos querem dominar a Russia e suas riquezas naturais MUITO MAIORES que a do Brasil.
    A Inglaterra se achava co-proprietária da Rússia, após casar uma princesa inglesa com Nicolau… a revolução bolchevique colocou um fim trágico,, hediondo nesse sentimento inglês e despertou a ira eterna.
    ASSISTAM O IMPÉRIO ONDE O SOL NUNCA SE PÕE.
    OTAN queria cercar a Rússia… SIM. e Depois da Rússia…adivinha QUEM era a Bola da vez??
    SIM! BRASIL SEUS TOLOS. Há tempos cobiçam a região de RORAIMA. Desde 1800.
    Então deem graças a DEUS que a Rússia reagiu, colocando um calço, senão uma BASTA, nessas sacanagens dissimuladas em virtudes, dos Anglo Saxões.
    Vamos ao fatos REAIS.
    O exercito ucraniano foi estraçalhado, não existe mais, o quê tem virou guerrilha. Não conseguem contra atacar porque NÃO TEM BATALHÃO organizado de 5000, no mínimo, para fazer isso.. nem equipamentos. FOI tudo destroçado.
    Ucrânia virou um PARAGUAY. Não tem mais litoral ..A Rússia tomou e não vai soltar mais, o sul e o oeste…já era….PERDEU UCRÂNIA! Dependerá SEMPRE dos RUSSOS para poder exportar com competitividade…(era isso que os franceses queriam né?!)
    Os ucranianos foram massa de manobra, bobinhos, ao entrarem no engodo dos Europeus e USA. CAIRAM NO CANTO DA SEREIA.
    Foram pra Rochas e afundaram. Perceberam isso e agora querem arrastar o RESTO do mundo pra cova…
    Inflação, FOME, revoluções, muitas mortes, quebra da segurança alim,entar de 70% dos países, MAIS MORTES….E….. a CEREJA DO BOLO…. o risco de uma guerra nuclear e 3 grande guerra.
    OLHARAM BEM NOS OLHOS DE SEUS FILHOS E NETOS?!?
    AINDA DÁ PARA EVITAR…. e a dica que dou é um movimento mundial…culpando claramente os EUA/Ingleses;
    Nos moldes que fizeram na época do VIETNA…
    RETIREM O APOIO CEGO E SEM SENTIDO DE HONESTIDADE AOS EUA EUROPEUS.
    isole-os.
    MULÇUMANOS, CRISTÃOS, HINDUISTAS, BUDISTAS vão às ruas e condenem as atitudes DISSIMULADAS dos Europeus e EUA.
    Ianques!!! GO HOME! NOW!!

      1. É sua mãe que você visitou ontem, no dia dela, lá na zona seu f.d.p.

  4. Vocês param de ficar anunciando que os ucranianos ainda resistem naquele complexo siderúrgico (não é metalúrgico, senhores, há uma grande diferença nisso) de Azovsthal. O que acontece por lá é que esses criminosos fizeram centenas de civis como reféns e os vão liberando aos poucos em troca de água, comida e medicamentos. Essa sim, é a verdade. Agora vocês aí ficam a tomar as dores desses sequestradores.

    1. O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais. ¿¿?????????

      1. Pronto… só faltava um censor por aqui também.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.