O futebol na Ucrânia volta a ser disputado nesta terça-feira, 23, na véspera do Dia da Independência do país.
A disputa volta aos campos ucranianos seis meses depois de ser paralisada com a invasão de tropas militares russas. Segundo as autoridades locais, os jogos serão disputados sem público e terão a presença de militares, além da instalação de abrigos nos estádios.
Uma reunião em julho entre a Liga Ucraniana, representantes do Ministério da Defesa e de outras pastas do governo envolvidas na guerra discutiu as medidas de segurança para a realização das partidas.
No Campeonato Ucraniano da primeira divisão, dois times fecharam as portas. O FC Mariupol encerrou suas atividades em abril, após o bombardeio russo destruir toda a sua infraestrutura de instalações.
Já o Desna Chernihiv também não vai disputar a competição. O clube viu seu Estádio Gagarin, em homenagem ao famoso cosmonauta russo, ser alvo de bombardeio aéreo.
Os clubes da Ucrânia foram forçados a realocar seus jogos para a parte ocidental do país, menos afetada pela guerra. As partidas vão ser realizadas em Kiev (e região), Lyviv, Uzhhorod, Petrov, Kirovohrad e Kovalivka. Muitos times realizaram sua pré-temporada se abrigando em nações vizinhas.
O Metalist 1925 deixou a cidade de Kharkiv, a 40 quilômetros da fronteira russa e bastante destruída pela guerra, e viajou 1,3 mil quilômetros para treinar em Uzhhorod, na fronteira com a Eslováquia. Já o Metalist Kharkiv fez seus treinamentos na Turquia.
Os jogos “em casa” do Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões serão em Varsóvia, no Estádio do Exército Polonês. O rival Dínamo de Kiev também fez suas partidas da fase de playoffs da competição europeia no país vizinho, mesma situação do Zorya Luhansk na Liga Conferência. Já o Dnipro fez seu jogo pela fase pré-classificatória da Liga Europa na Eslováquia.
Os times ucranianos também precisaram contornar o êxodo de seus principais jogadores, que deixaram o país em busca de segurança. Conhecido por atrair jovens talentos brasileiros na última década, o Shakhtar hoje não tem mais nenhum atleta do país em seu elenco.
Futebol ??.?.?. Não faz sentido.