Turquia e Israel tiveram sérias desavenças nos últimos anos
O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse que seu país gostaria de ter melhores laços com Israel, mas classificou a política israelense em relação aos palestinos de “inaceitável” e um “limite cruzado” para Ancara. Os dois países tiveram sérias desavenças nos últimos anos, com expulsão de embaixadores em 2018.
Nesta sexta-feira, 25, Erdogan enfatizou que a Turquia tem problemas com “pessoas de alto escalão” em Israel e que os laços poderiam ter sido “muito diferentes” se não fosse por essas questões.
“A política em relação à Palestina é o limite que foi cruzado. É impossível para nós aceitarmos as políticas de Israel em relação aos palestinos. Seus atos impiedosos lá são inaceitáveis.”
Ainda segundo o presidente turco, “se não houvesse problemas no nível superior, nossos laços poderiam ter sido muito diferentes”. E concluiu: “Gostaríamos de melhorar as nossas relações”.
Leia também: “O Estado Islâmico da Turquia”
O sonho do Erdogan é transformar o Turquia em uma república islâmica como o Irã.
E sr. ditador Erdogan, com o ditador da Venezuela que está matando de fome seu povo, o sr. não tem qualquer embaraço, não é?
Será que este ditador não quis dizer que as atitudes dos palestinos com Israel é que são inaceitáveis?
É rogam o bufão, por quê esse cidadão não negocia uma faixa de 30 mil Km 2 com os países, Arábia Saudita tem mais de 2.300.000 km e a Jordânia para conceder aos Palestinos que são da mesma religião? Por que o Sr Ordogan não negocia com os Curdos uma faixa para que eles também possam ter seus países independentes? Pimenta nos forewer dozotros é refresco, né não?