O meio-campista Christian Eriksen, de 34 anos, passou mal e caiu no gramado durante um amistoso entre Dinamarca e Ucrânia neste domingo, 7. O incidente ocorreu no segundo tempo da partida realizada no estádio Nature Energy Park, em Odense, na Dinamarca. O atleta foi socorrido imediatamente e levado consciente a um hospital local.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
O susto interrompeu o confronto e mobilizou as equipes médicas de forma instantânea. O jogador recebeu o carinho do público ao deixar o local de maca.
Atendimento rápido e corrente de proteção
Aos 20 minutos da etapa final, Eriksen levou a mão ao peito e desabou no campo. A arbitragem paralisou o confronto na mesma hora para a entrada dos socorristas.
A dinâmica de proteção ao jogador envolveu os seguintes momentos:
- Preservação: Atletas dinamarqueses e ucranianos formaram rapidamente um círculo ao redor de Eriksen para garantir sua privacidade durante os primeiros socorros.
- Consciência: Depois do atendimento inicial na grama, o dinamarquês conseguiu caminhar até a ambulância.
- Apoio: A torcida e os demais profissionais presentes no estádio aplaudiram muito o jogador.
Estado de saúde e funcionamento do aparelho
O médico da seleção da Dinamarca, Morten Boesen, emitiu um comunicado oficial para tranquilizar os torcedores. Segundo o especialista, o dispositivo cardíaco que o jogador utiliza cumpriu o seu papel de segurança.
“Christian está bem e saiu do campo por conta própria. Pelo que pude observar, o marca-passo está funcionando como deveria”, explicou Boesen.
O médico informou que o atleta perdeu os sentidos por um breve momento, mas recuperou a consciência de forma rápida. O jogador passará por uma bateria de exames adicionais no hospital para descobrir o que causou o incidente. Os companheiros de equipe receberam mensagens do próprio Eriksen confirmando que ele se sente bem.
Histórico médico de Eriksen
Eriksen possui um histórico conhecido de problemas cardíacos no futebol mundial. Em junho de 2021, o atleta sofreu uma parada cardíaca na estreia da Dinamarca na Eurocopa, contra a Finlândia, em Copenhague. Na ocasião, ele precisou de manobras de reanimação cardiopulmonar em pleno campo para sobreviver.
Depois do episódio, o jogador passou a utilizar um Cardioversor-Desfibrilador Implantável. O aparelho funciona como um tipo de marca-passo que monitora o ritmo cardíaco e corrige alterações graves para evitar paradas fatais. O recurso permitiu que ele seguisse atuando em alto nível profissional tanto em clubes quanto na seleção.
Leia mais: “Fórmula 1: Antonelli garante 5ª vitória consecutiva da temporada no GP de Mônaco”
Minutos antes do início do jogo deste domingo, a Federação Dinamarquesa de Futebol realizou uma homenagem especial a Eriksen. O atleta alcançou a marca histórica de 150 partidas oficiais vestindo a camisa do país europeu.
Cenário da partida
No momento da interrupção do amistoso, a Dinamarca vencia a Ucrânia pelo placar de 2 a 1. Os gols dinamarqueses foram anotados por Patrick Dorgu e Joakim Maehle. Pelo lado ucraniano, Viktor Tsygankov foi o responsável por descontar o marcador.
Ambas as seleções não disputarão a próxima Copa do Mundo, já que a fase de repescagem das Eliminatórias da Europa eliminou as duas equipes.
Leia mais: “Lateral Wesley é cortado da Seleção e está fora da Copa”






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.