Anúncio foi feito pela primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon; Sérvia também está na lista
Qualquer pessoa que vier da Espanha deverá passar por uma quarentena obrigatória ao chegar na Escócia, um dos países que formam o Reino Unido. O anúncio foi feito pela primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon.
O governo da Escócia aprovou grande parte da “ponte aérea” decidida pelos ministros britânicos. Isso significa que, a partir de 10 de julho, os escoceses poderão viajar para 57 países sem precisar passar por quarentena ao retornar.
Apesar disso, o governo escocês decidiu remover dois países que estavam na lista elaborada pelo governo de Boris Johnson, a Sérvia e a Espanha. Para a Escócia, esses países ainda apresentam forte presença do coronavírus.
A primeira-ministra afirmou que essa decisão foi “muito difícil” de tomar, mas que é preciso “proteger a Escócia o máximo possível do ressurgimento do vírus”. A informação foi divulgada pela BBC, a televisão pública britânica.
Corredor de viagem
O governo britânico divulgou uma relação de 59 países para onde o governo acredita ser possível viajar com “risco reduzido”. Viajantes oriundos desses países não vão precisar manter o isolamento por certo período.
Essa lista inclui grande parte das nações da Europa, ilhas no Caribe, países do Extremo Oriente, como Vietnã, Japão, Coreia do Sul, e da Oceania (Austrália e Nova Zelândia).
O governo escocês, que detém a palavra final sobre questões de saúde pública em seu território, decidiu acatar 57 países nessa lista. Sérvia e Espanha, como já dito, foram deixados de fora.
Como justificativa, Nicola Sturgeon afirmou que a Escócia foi menos afetada pelo vírus que o resto do Reino Unido, o que justifica essa medida. Segundo a primeira-ministra, “não podemos de consciência tranquila” liberar pessoas que vêm da Sérvia e da Espanha dessa restrição.
De acordo com o governo escocês, esses viajantes devem ficar em quarentena mesmo ao entrar no Reino Unido através de aeroportos da Inglaterra.
Sugiro à Revista Oeste elaborar um artigo esclarecendo e detalhando como é praticada essa quarentena para os viajantes nos principais países. Tenho lido sobre ela mas não sei os impactos para o turista, por exemplo.